Rede Novo Tempo de Comunicação recebe edição sul-americana do GAiN, Global Adventist Internet Network
Encontro reúne e capacita comunicadores adventistas da América do Sul para evangelizar com uso de inteligência artificial
Por Gabriela Frontini 30/10/2024 - 14h01
Texto: Cristina Lévano, Gabriela Frontini e Jefferson Paradello
De 24 a 27 de outubro de 2024, aconteceu mais uma edição do GAiN, Global Adventist Internet Network, um encontro que reúne comunicadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia de oito países da América do Sul. Cada edição dá ênfase a áreas estratégicas da comunicação denominacional. Neste ano, o encontro aconteceu nas dependências da Rede Novo Tempo de Comunicação, maior centro de mídia da igreja no mundo e contou com a participação de cerca de 400 comunicadores.
O projeto nasceu no Departamento de Comunicação da Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia. Em 2004, o GAiN realizou sua convenção inaugural na sede da Associação Geral em Silver Spring, Maryland, EUA, estabelecendo as bases para duas décadas de inovação e alcance. O que começou como uma pequena comunidade de líderes de comunicação agora evoluiu para uma rede dinâmica de nativos digitais com uma missão, dedicados a encontrar formas inovadoras de difundir o evangelho em um mundo acelerado e em constante mudança.
Aqui na América do Sul, essa foi a oitava edição. Segunda já realizada na sede da Rede Novo Tempo de Comunicação. A cada ano, um tema diferente. Agora em 2024 foi Uma Missão, Infinitas Possibilidades.
À medida que a tecnologia avança, especialmente com a crescente presença da inteligência artificial (IA), a necessidade de profissionais capacitados para lidar com essas inovações se torna cada vez mais evidente. O evento teve como objetivo discutir e capacitar os participantes sobre o uso eficaz da inteligência artificial e novas abordagens de evangelização através da tecnologia.
Ali foram apresentadas diversas palestras e workshops que abordaram desde a criação de conteúdo digital até a implementação de ferramentas de IA para a comunicação. De acordo com o pastor Jorge Rampogna, diretor do departamento de Comunicação da Igreja Adventista para oito países sul-americanos, a comunicação é estratégica e por isso se busca conhecer e aprender a usar novas tecnologias. “Neste evento, reafirmamos nosso compromisso de usar as novas tecnologias para cumprir a missão. Existem milhares de ferramentas que são aliadas no exercício de nossa profissão, e que nos dão possibilidades infinitas de potencializar nossa esperança”, declara.
Além dos palestrantes de fora, os gerentes das mídias da Novo Tempo também tiveram a oportunidade de falar e estreitar o relacionamento com aqueles que fazem a comunicação na outra ponta, em contato mais direto com os membros das igrejas e pessoas interessadas na mensagem adventista.
Um dos palestrantes foi o coordenador de evangelismo digital da Novo Tempo, o pastor William Timm, “pai” da Esperança, instrutora bíblica virtual que já estudou a Bíblia com mais de 400 mil pessoas pelo whatsapp, em 106 países diferentes. Apesar de ser uma inteligência artificial e fazer um atendimento automatizado, a Esperança tem um diálogo humanizado para criar uma relação próxima com quem quer estudar a Bíblia com a Novo Tempo. Essa tecnologia é usada para potencializar o evangelismo em larga escala. Ela “trabalha” 24h por dia, 7 dias na semana. Mas dependendo da necessidade do aluno, ele é direcionado para o atendimento humanizado, com pessoas reais, que também tiram dúvidas e dão aconselhamentos. Atualmente, a Esperança oferece cerca de 40 guias de estudo, tanto em Português quanto em Espanhol, sendo 4 deles a Revista Esperança, o restante é material exclusivo.
No evento, os 400 participantes puderam conhecer os bastidores do funcionamento da Esperança quando ela participa de algum evento e interage com as pessoas. Na foto abaixo, o Pr. Timm revela a “atriz” que interpreta a Esperança, com uma roupa especial, conectada a diversos sensores que são ligados à computadores para dar realismo aos movimentos da robô.
“A tecnologia é poderosa, mas não pode substituir o toque humano. Devemos usar a IA para servir melhor às pessoas, não para desumanizar nossa missão”, esclarece o pastor Rampogna. Alyssa Truman, diretora assistente do departamento de Comunicação da Associação Geral da Igreja Adventista, sublinhou que na atualidade é preciso inovar na forma de comunicar. “A comunicação é vital para o crescimento e a saúde da Igreja. O que fazemos aqui hoje impacta diretamente a missão que temos. Os comunicadores são mensageiros da verdade, e cada projeto deve alinhar-se com os objetivos de alcançar e transformar vidas”, ressalta ela.
No evento, diversas instituições da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) puderam expor suas marcas no Expo GAiN: Casa Publicadora Brasileira (CPB), Superbom e ADRA (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais) para que juntos, possam todos fortalecer um ao outro na pregação da mensagem de Cristo.
Leia Também :
-
Web
Live Session de Natal do NT Play estreia dia 06 de dezembro
-
Web
Rede Novo Tempo de Comunicação recebe edição sul-americana do GAiN, Global Adventist Internet Network
-
Web
Web da Novo Tempo promove Live do Sem Tabus, ex-programa sobre sexualidade
-
Web
Novo Tempo promove Jornada de Saúde Emocional gratuita