Rede Novo Tempo de Comunicação

Nossa História

NOSSA HISTÓRIA

A TV Novo Tempo é o canal de televisão da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

A Voz da Profecia (Rádio)

A história da Rede Novo Tempo de Comunicação começa em 1943, quando surge o programa de rádio A Voz da Profecia (VP), no Brasil. Até então, ele era transmitido apenas nos Estados Unidos. Aqui, tudo começou com o pastor Roberto Rabello e sua inesquecível locução em cada abertura: “Apresentamos o programa da Voz da Profecia, uma mensagem de fé e esperança que anuncia a volta do Senhor”. Inicialmente, acompanhado de King´s Heralds, quarteto norte-americano, a VP se tornava o primeiro programa evangélico do rádio brasileiro e o precursor do que hoje temos como Rede Novo Tempo de Comunicação. Anos depois, surgiria o quarteto brasileiro Arautos do Rei, que passaria a ser o grupo musical oficial da VP.

Ascensão

A Voz da Profecia se consagra como um sucesso não só no Brasil, mas também em toda a América do Sul. Eram 49 estações de ondas longas e 12 de curtas e com cerca de 20 mil cartas recebidas de ouvintes interessados em estudar a bíblia. Com o passar do tempo e o crescimento contínuo do programa, a demanda aumentou e a VP passou a ter uma equipe maior, fazendo-se necessário ter uma sede própria, que viria a ser construída em 1962, no Rio de Janeiro.

Fé para Hoje

No ano em que acontece a primeira transmissão de TV em cores no Brasil, ocorre também a estreia do primeiro programa da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), na TV Tupi. Era um programa transmitido, inicialmente, para São Paulo e levava o nome de Fé para Hoje. Depois da explosão no rádio, a instituição decidiu ampliar sua mensagem de esperança para a nova mídia que começava a ganhar espaço na casa das pessoas, e assim o Fé para Hoje se tornava o primeiro programa religioso da TV brasileira. Um mês depois, ele estava sendo transmitido para a TV Tupi do Rio de Janeiro e, no ano seguinte, para Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Em 1964 foi ao ar na TV Brasília.

Encontro com a Vida

19 anos depois foi ao ar o programa Encontro com a Vida em rede nacional na TV Manchete. Ele era diário e tinha cinco minutos de duração. A partir daqui, iniciativas foram tomadas e outros programas ganharam espaço em TVs de algumas cidades brasileiras.

Primeiro Estúdio!

Inauguração de um estúdio de TV em Curitiba, onde eram gravados diversos programas, tais como: Fé para Hoje, Encontro com a Vida, Gotas de Fé, Está Escrito, Nisto Cremos, entre outros. O que todos não imaginavam é que este seria o começo da futura TV Novo Tempo. Nessa época, a iniciativa era chamada de TV da Voz da Profecia e, com os novos programas, passou a ter uma equipe oficial para produção de conteúdos televisivos. No ano seguinte, já se contabilizavam 109 programas Encontro com a Vida, que ia ao ar semanalmente em 22 emissoras de TVs do Brasil, incluindo a Rede Globo.

Primeira Rádio

Surge a primeira Rádio Novo Tempo do Brasil, na sintonia 1300 AM, na cidade de Afonso Cláudio, no Espírito Santo. Conquista que só foi possível graças a doações para comprar uma rádio que estava a venda na cidade. Um ano depois é inaugurada mais uma rádio no Estado, dessa vez em Vitória, capital. As duas deram início à Rede de Rádios Novo Tempo, hoje com 17 emissoras no Brasil e 200 espalhadas em sete países da América do Sul: Argentina, Chile, Peru, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Equador.

Está Escrito

Vai ao ar o programa Está Escrito, veiculado na TV brasileira em diferentes canais. Era uma produção norte-americana, sendo apenas dublado pela equipe de produção no Brasil. Oradores mundiais renomados, como os americanos George Vandeman e Mark Finley, apresentaram o programa. No Brasil, o primeiro apresentador foi o pastor Alejandro Bullón e a produção passou a ser feita totalmente aqui. O programa ficou marcante e eternizou as seguintes palavras, pronunciadas em cada despedida: “mas, lembre-se, está escrito: não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”. Outros pastores, como Neumoel Stina e Fernando Iglesias também apresentaram o programa. Atualmente é comandado pelo pastor Joel Flores.

Satélite!

Enquanto a Rádio Novo Tempo se consolidava, a TV Novo Tempo começava a nascer. Um sinal de satélite foi alugado para transmitir uma série evangelística do pastor Mark Finley, a partir dos Estados Unidos. As Igrejas Adventistas do Sétimo Dia do Brasil recebiam o sinal por meio de parabólicas, instaladas em cada congregação. Mesmo em meio a controvérsias, a transmissão aconteceu e foi um sucesso. Muitas pessoas foram inspiradas pelos sermões e milhares de experiências foram compartilhadas. Os líderes da época só não esperavam que este seria o início da TV e que, não apenas as igrejas receberiam o conteúdo da Novo Tempo, mas também milhares de casas de norte a sul do país.

ADSAT!

Ano marcante, em que tudo aconteceu. A Igreja Adventista recebe uma proposta de venda de um espaço no satélite, antes dito como algo impossível de se conseguir. Com a ajuda do empresário Milton Afonso, um grande entusiasta da comunicação adventista e dono da companhia de seguros Golden Cross, um contrato de 10 anos foi assinado com a Embratel para usar o satélite Intelsat 709. Junto a este contrato veio também a doação da primeira sede da TV e, em 07 de setembro de 1996, nasce em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, a ADSAT. Embora com limitações de equipe, estrutura técnica e orçamento, a TV tinha uma programação de 24h por dia, nos sete dias da semana. Neste mesmo ano se consolidou o que antes era conhecido como SISAC (Sistema Adventista de Comunicação), que integrava rádio, TV e Voz da Profecia.

Além das Fronteiras

A ADSAT ganha força e começa a diversificar sua programação com transmissões ao vivo de grandes eventos – tanto em português, quanto em espanhol – e a estreia de novos programas. Neste ano, nasce também a rede de rádios em espanhol e a consolidação declarada da Rádio Novo Tempo em Vitória, chegando a atingir 40% da população.

TV ADSAT Novo Tempo

Agora com o nome de TV ADSAT Novo Tempo, a emissora entra no ar em TV aberta na cidade de Governador Valadares, em Minas Gerais. Além disso, é assinado um contrato com a antiga TV a cabo TECSAT e a TV ADSAT passa a fazer parte do pacote básico de assinatura.

A Voz da Profecia (Tv)

O programa de rádio A Voz da Profecia é adaptado para televisão e começa a ser veiculado na TV ADSAT Novo Tempo e na TV Bandeirantes, tendo uma repercussão muito positiva com vários pedidos de estudos bíblicos sendo feitos pelos telespectadores.

TV Novo tempo

O nome passa a ser TV Novo Tempo e ganha um alcance ainda maior com a inserção em TVs a cabo e aberta, e não mais via satélite, como acontecia até então. Nessa época começa a nascer uma variedade de programas que mais tarde viriam a ser muito conhecidos, como por exemplo, o Vida e Saúde, Histórias da Tia Cecéu, Lições da Bíblia, Sua Casa um Lar, De Olho nas Origens e A Bíblia Ensina. Tem início também um programa ao vivo chamado Novo Tempo ao Vivo, o precursor do Anjos da Esperança. Apresentado pelos pastores Milton Souza e Williams Costa Jr., o programa pretendia mostrar o que a TV Novo Tempo estava realizando e motivar as pessoas a ajudar financeiramente a emissora, já que não havia (e nem nunca houve) propaganda comercial na grade. Outro destaque de 2003 é a TV Nuevo Tiempo. Até o momento, apenas alguns programas eram veiculados em espanhol. No final do ano, na véspera de Natal, entra no ar uma programação inteira voltada para os países de língua hispânica na América do Sul.

Jacareí!

Com o crescimento da TV, surge a necessidade de um espaço maior para a ampliação dos estúdios e escritórios. No entanto, a cidade de Nova Friburgo-RJ, onde ficava a TV Novo Tempo, não tinha uma localização adequada para as viagens das equipes e convidados que vinham até a TV para participar dos programas. Com isso em mente, o diretor do SISAC (Sistema Adventista de Comunicação), o pastor Milton Souza, encontrou uma propriedade em Jacareí, no interior de São Paulo. Havia ali no local um antigo galpão, onde funcionou uma fábrica de beneficiamento de arroz, que foi emprestado para ser a nova sede da Novo Tempo. Com o galpão adaptado para receber a emissora, a equipe começa a produzir os novos conteúdos a todo o vapor. Surge aqui os programas Revista Novo Tempo, Código Aberto, Perfil Musical e Anjos da Esperança.

Parceria em Pindamonhangaba

Entra no ar o programa Evidências, apresentado pelo arqueólogo Rodrigo Silva, com material exclusivo gravado em Israel. A Novo Tempo passa a estar presente em 105 canais de TV a cabo e em cerca de 80 cidades em canal aberto. Uma grande parceria foi feita com um canal de TV na cidade de Pindamonhangaba, cerca de uma hora de Jacareí, que resultou em um alcance de mais de um milhão de pessoas nessa região. Além disso, esse mesmo canal funcionava como geradora, o que fez com que a Novo Tempo pudesse ser retransmitida como TV aberta em qualquer ponto do país.

SKY

A TV Novo Tempo expande e conquista um grande espaço em território nacional ao fechar contrato com uma das maiores operadoras de TV por assinatura brasileira, a SKY. Sintonizada no canal 141 passou a alcançar mais de 1,7 milhão pessoas. Além da América do Sul, a Novo Tempo chega também no continente africano, cobrindo os países Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe. De apenas 200 congregações que recebiam o sinal da emissora, em 1996, quando tudo começou, agora passa a alcançar mais de 40 milhões de espectadores – contando os assinantes da SKY, as cidades em canal aberto, 103 operadoras a cabo e seis outros países na América do Sul. Somado ao alcance das Rádios Novo Tempo, a mensagem de esperança chega a mais de 200 milhões de pessoas, em 2008.

Gravadora Novo Tempo

A Novo Tempo segue em constante crescimento, alcançando cada vez mais espaços nos lares com transmissões de grandes eventos e programas cada vez mais profissionalizados. Em 2010 o destaque especial é para a Gravadora Novo Tempo, que passa a ser responsável pela gravação e distribuição dos discos da maioria dos cantores adventistas no Brasil.

1º Fórum de Web

Com o crescimento das rádios, TV e Gravadora Novo Tempo, percebeu-se a necessidade de estar presente também na internet. Por essa razão, é realizado o 1º Fórum de Web na sede da Rede Novo Tempo de Comunicação, em Jacareí, interior de São Paulo. Acontece a primeira semana de evangelismo exclusiva para internet, com o pastor e apresentador Luís Gonçalves.

Prédio Operacional

Inauguração do prédio operacional, onde estão instalados os estúdios da Rede Novo Tempo de Comunicação. Na ocasião, a homenagem especial foi para o empresário e patrono da comunicação adventista, Milton Afonso, que financiou boa parte da estrutura da emissora e apoiou o projeto desde o começo, quando era apenas um sonho.

Ampliação e NTPlay!

Ampliação do prédio de escritórios, onde foram instalados os departamentos de Web, Marketing, Gravadora Novo Tempo e Anjos da Esperança. O novo espaço passa a contar com um design super moderno, de conceito aberto e uma estrutura mais preparada para a produção de conteúdo, que passa a ser cada vez mais dinâmico e visual. Hoje, a TV Novo Tempo chega a milhares de brasileiros via antenas parabólicas, TV aberta em diversas cidades e TV por assinatura com cobertura nacional, além de mais sete países da América do Sul e alguns países da África. Com o aperfeiçoamento da produção de conteúdo para a internet, o alcance vai ainda mais longe e qualquer país do planeta pode receber a mensagem de esperança. Na rede de rádios, a Novo Tempo está presente em sete países sul americanos. Na Gravadora Novo Tempo temos um alcance de milhares pessoas por meio dos CDs e DVDs distribuídos em toda a América do Sul. Trabalho que tem resultado em muitas pessoas estudando a bíblia diariamente e outras milhares que oram constantemente com a Novo Tempo. Aquela narração de rádio de quando tudo começou, em 1943, que dizia sobre a “mensagem de fé e esperança que anuncia a volta do Senhor”, ainda continua. Agora, alcançando cada vez mais pessoas e indo cada vez mais longe!

No início as transmissões eram realizadas através do satélite NSS 806, que cobre as Três Américas e a Europa. Atualmente a TV Novo Tempo também conta com o satélite IS 10 que envia o sinal para a Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe. A estimativa de alcance populacional é cerca de 45 milhões de habitantes e através da internet a abrangência é mundial.

No Brasil a TV Novo Tempo está presente em 735 cidades, 17 capitais, através de canal aberto com um alcance de mais de 74,5 milhões de telespectadores em potencial. O sinal também está presente na maior TV por assinatura do país: Sky, canal 14, com mais de 6 milhões de antenas instaladas alcançando mais de 20 milhões de telespectadores potenciais. Além disso, outras operadoras a cabo como Net Taubaté, Net Maceió, RCA Company, Brasilnet, Inter Cabo, Som Sat, Wap TV e Planet Sat Telecom também veiculam a programação da Novo Tempo. No Chile a Nuevo Tiempo cobre 85% das cidades do país com o sinal a cabo. Na Argentina a cobertura a cabo compreende 89 cidades.

Internautas de 172 países acessam a internet com média de permanência em torno de 22min. A programação é voltada para responsabilidade social com ênfase nos valores da família, educação e princípios bíblicos.

A TV Novo Tempo produz 31 programas, com 31hs inéditas de programação e 10h30 de programação ao vivo. Já a TV Nuevo Tiempo conta com 18 programas e 16h30 de programação inédita.

A cada semana a TV Novo Tempo junto com a Nuevo Tiempo, produzem 49 programas, e 47h30 de programação inédita para levar esperança a América do Sul.

Em toda América do Sul são 23 mil parabólicas instaladas em igrejas, escolas e residências que recebem uma programação direcionada para a capacitação dos membros diante de um projeto específico.