NT Play lança série cristã Os Mistérios de Olam
Uma mistura drama e aventura com trechos de animação.
Por ariannecastro 15/07/2022 - 08h00
Três adolescentes são enviados para passar férias na casa do avô em um sítio remoto sem internet e sinal de celular. Ao explorarem o lugar, percebem que a casa e a família estão rodeadas de segredos que, se descobertos, podem mudar suas vidas para sempre. Essa é a premissa de “Os Mistérios de Olam”, nova série original lançada dia 15 de julho pela plataforma de streaming NT Play.
Na trama, Nicolas (Henrique Augusto Pinho), Bruna (Isabel Limena) e Marcelo (Arthur Santarosa) encontram enigmas pela casa em cartas deixadas por Ilda, matriarca da família. Eles iniciam então uma saga para desvendar os mistérios que cercam o lugar.
O projeto é uma tentativa de atrair o público adolescente e jovem para aprender mais sobre a Bíblia. “A Novo Tempo quer falar com essa audiência mais jovem que muitas vezes está conectada nos serviços de streaming, como o NT Play, e que gosta desse tipo de conteúdo”, afirma Wagner Cantori, diretor da WEB e Estratégias Digitais da Rede Novo Tempo de Comunicação.
Atraído pelos enigmas que encontra, o curioso Nicolas lidera o trio de adolescentes em busca de respostas. Henrique Augusto Pinho, ator que interpreta esse personagem, ficou conhecido pelo público cristão por sua participação na produção “Fora de Série” do Feliz 7 Play e exibida pela TV Novo Tempo. O ator conta que se surpreendeu com a determinação de Nicolas. “Ele não tem medo, vai atrás e quer saber o que está acontecendo”, revela.
Interpretando o enigmático avô Antonio, o ator Paulo Matos conta que a experiência de participar da série foi desafiadora, mas bastante divertida e de grande aprendizado para todos. O mistério em torno do seu personagem é um dos pontos centrais da história. “Ele tem seus motivos pra agir dessa forma”, conta o ator. “Mas eu não vou contar que motivos são esses porque o Antonio é bravo e vai me dar bronca se eu falar demais”, brinca.
Dramaturgia com propósito
Henrique Augusto explica que uma obra artística busca provocar sensações e reflexões. Em uma produção cristã, esse conceito vai além. “Elas nos fazem enxergar mais fundo e mais longe, refletindo sobre a nossa vida, mas com algo a mais: o ensino bíblico”, avalia.
A série mistura drama e aventura com trechos de animação para relacionar histórias do passado com os acontecimentos dos dias atuais. “É uma forma diferente de falar da mesma Bíblia que a gente aborda na televisão e em outros produtos digitais, usando a dramaturgia para trazer a mensagem da Palavra de Deus”, esclarece Cantori.
Para o teólogo Luiz Francisco, que escreveu os roteiros de animação da série, o maior desafio foi manter intacta a teologia do plano da redenção apesar da linguagem diferente. “O objetivo é mostrar que mesmo nos momentos críticos da história, Deus está presente e no controle”, explica. “Espero que quem assistir entenda que não somos espectadores da história, tanto da série quanto das nossas vidas, mas que Deus nos quer como protagonistas”.
O primeiro episódio da série “Os Mistérios de Olam” já está disponível aqui. Os demais serão lançados semanalmente no NT Play, plataforma de streaming da Rede Novo Tempo de Comunicação. Os conteúdos, produzidos em parceria com a Bestside, podem ser assistidos de forma gratuita pelo site ntplay.com e nos aplicativos NT Play para iOS e Android.