Rede Novo Tempo de Comunicação

Todos a Mesa

Purê de Nabo Limão e Ervas

Todos à Mesa


Por Rádio NT 03/04/2020 - 02h56
00:00
00:00
Volume
Velocidade

ingredientes
1Kg de NABO descascados, cortados em cubos de 2,5 cm
3 dentes de alho descascados
5 ramos de tomilho
2 folhas de louro
3 tiras largas de raspas de limão de 2,5 cm
Sal ao seu gosto
1/2 xícara de leite de coco (ou qualquer outro leite vegetal)

Cobertura de ervas
1/4 de xícara de salsa picada finamente
1 colher de sopa de tomilho fresco picado
1 colher de sopa de sálvia fresca picada
1 limão (para 1 colher de chá de raspas e 1 colher de sopa de suco)
1/3 de xícara de azeite extra virgem
Sal ao seu gosto

Modo de preparo:
Coloque os NABOS picados, alho, tomilho, folhas de louro e raspas de limão em uma panela grande. Cubra com cerca de 2,5 cm de água, deixe levantar fervura, tempere generosamente com sal e um fio de azeite, reduza o fogo e deixe até que o nabo fique bem macio.
Enquanto isso, prepare a cobertura de ervas. Combine salsa, tomilho, sálvia, 1 colher de chá de raspas de limão, 1 colher de sopa de suco de limão e azeite de oliva em uma tigela pequena e tempere com sal e deixe descansar.
Quando o NABO estiver totalmente cozido, escorra e remova cuidadosamente os ramos de tomilho, folhas de louro e raspas de limão e descarte.
Agora vamos passar o NABO pelo liquidificador ou processador de alimentos, junto com o alho do cozimento e um pouco do líquido que sobrou na panela. Apenas para termos um purê bem firme.
Quando você conseguiu este purê bem firme vai adicionar o leite de coco e o azeite de oliva e continuar processando até ficar homogêneo e perceber uma mistura macia. Prove e ajuste o sal.
Transfira para uma tigela grande. Use um garfo para criar redemoinhos na superfície e depois coloque o óleo de ervas por cima.

DICAS:
O purê de NABO pode ser preparado até 6 horas antes de servir. Para aquecer, leve para o fogo baixo e adicione um pouquinho de agua e leite de coco. Só o suficiente para a textura voltar. Leve para travessa. Regue com o molho de ervas e sirva em seguida.