Rede Novo Tempo de Comunicação

USP está entre as melhores na área de comunicação, diz ranking


Por marciobasso 04/07/2012 - 14h16

As disciplinas de comunicação e mídia da Universidade de São Paulo (USP) são as que tiveram melhor colocação no ranking por disciplina das melhores universidades do mundo todo, divulgado nesta quarta-feira (4) pela QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.
Desta vez, a QS elaborou listas referentes a 29 disciplinas de cinco grandes áreas: áreas e humanidades, engenharia e tecnologia, ciências da vida e medicina, ciências naturais e ciências sociais e administração. A USP, que em junho liderou, pelo segundo ano consecutivo, o ranking das melhores de universidades da América Latina, apareceu entre as 50 melhores em cinco destas 29 disciplinas: comunicação e mídia (11ª colocação), história (27ª), geografia (31ª), filosofia (44ª) e estatística e pesquisa operacional (48ª).
Na disciplina de comunicação, a USP teve média de 85 pontos e ficou atrás de universidades dos Estados Unidos, como a Universidade Stanford — que lidera a lista, com 94,8 pontos –, Reino Unido, Cingapura, Japão e Austrália.
A instituição estadual paulista foi a única da América Latina a figurar entre as 20 melhores em pelo menos uma disciplina. Além da USP, apenas universidades da América do Norte, Europa e Ásia conseguiram pontos suficientes para o top 20.
Cada disciplina, porém, inclui um total de 200 instituições. São 25 as universidades latinas que figuram em pelo menos uma destas listas, sendo que 11 delas são brasileiras: além da USP, entraram no ranking a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP), a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (UFRGS) e a
Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).
Ajuda na escolha da instituição
De acordo com a entidade responsável pelo ranking, o objetivo das listas publicadas nesta quarta-feira é oferecer aos estudantes a oportunidade de escolher uma instituição com base no seu desempenho específico na área de interesse.
Em nota, Ben Sowter, chefe de pesquisa da QS, afirmou que “a competição global para desenvolver a capacidade de pesquisa e atrair talentos internacionais têm agitado a ordem anteriormente estabelecida”. Ainda segundo ele, “a crise financeira tem desgastado a habilidade de universidades líderes dos EUA e Reino Unido de monopolizar as pesquisas e estudantes de classe mundial”.
Fonte: http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2012/07/usp-e-11-melhor-do-mundo-na-area-de-comunicacao-diz-ranking.html