Rede Novo Tempo de Comunicação

legenda

Rede Novo Tempo de Comunicação

UE impõe sanções contra mulher de Assad, sua mãe e cunhada


Por marciobasso 23/03/2012 - 12h15

A União Europeia pretende encurralar nesta sexta-feira o regime sírio, ao impor sanções contra a esposa do presidente sírio Bashar Assad, sua mãe e sua cunhada, indicaram fontes diplomáticas à AFP.
Trata-se de “sua mulher, sua mãe e sua cunhada”, disse.
A esposa do presidente, Asma Assad, sua mãe Insa Assad e a cunhada serão incluídas na lista de doze pessoas cujos bens serão congelados e cujos deslocamentos serão proibidos no seio da UE.
Elegante, esta filha de um importante cardiologista de Londres, Fawaz al-Akhras, e de uma diplomata aposentada, Sahar Otri, Asma, de 36 anos, foi por muito tempo percebida como o “lado suave” da ditadura.
Na Síria, representava para muitos uma promessa de modernidade em um país por muito tempo isolado. Mas Asma Assad, mãe dos três filhos do presidente, é criticada agora por seu silêncio diante da repressão contra os opositores do regime liderado por seu marido.
O presidente Bashar al-Assad já é alvo, desde maio e 2011, de sanções da UE.
A violência vinculada à repressão da revolta que atinge a Síria há mais de um ano já deixou mais de 9 mil mortos no país, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).
DA FRANCE PRESSE, EM BRUXELAS