Rede Novo Tempo de Comunicação

legenda

Rede Novo Tempo de Comunicação

Suplementos podem causar problemas nos rins e aumento de peso


Por Gabriela Frontini Ruela 05/05/2011 - 02h37

Na hora de fazer exercícios, cada um tem o seu próprio truque. Amigos de academia costumam dar indicações que surtiram efeito para eles. Porém, o que é bom para alguns pode não ser para você.

O personal trainer Robson Santos, de São Paulo, explica que os suplementos alimentares suprem a necessidade de nutrientes de uma forma prática e eficaz, mas não devem substituir uma boa nutrição. “Eles facilitam a vida de quem não tem tempo e não consegue todos os nutrientes de que precisa com a alimentação”. Mas vale ressaltar que seu uso indiscriminado pode trazer consequências para a saúde, diz a nutricionista Katia Teixeira, especialista em nutrição esportiva. “O excesso de proteínas pode causar problemas, principalmente nos rins. Já as vitaminas em demasia comprometem outros órgãos e dificultam a absorção de nutrientes”.
Os suplementos mais consumidos por quem faz exercícios são as barras e os shakes. “Os mais comuns são os shakes de proteínas, de carboidratos ou de aminoácidos. Eles trazem resultados por causa de sua rápida absorção pelo organismo”, explica o preparador físico. “Já as barras são indicadas para quem precisa de uma força a mais durante o dia”. Mas, segundo ele, quem quer perder peso deve evitar esse tipo de suplemento. A nutricionista concorda. “Além do aumento de peso, o excesso de carboidratos pode aumentar a incidência de depressão”.
Se você acha que a sua alimentação anda carente de nutrientes, consulte um nutricionista. “Independente do nível de treinamento da pessoa, a alimentação deve ser equilibrada. Se ela não consegue suprir esse nível, o ideal é que um nutricionista recomende a suplementação correta”, explica Santos. Katia adverte que antes de partir para os suplementos, a pessoa deve conhecer suas reais necessidades. “Alimentação é coisa séria, ainda mais para quem faz exercícios”.
Custom Editora
Especial para o Terra