Rede Novo Tempo de Comunicação

legenda

Rede Novo Tempo de Comunicação

SBB organiza painel que focará a Causa da Bíblia no Brasil


Por marciobasso 12/06/2012 - 05h33

A Causa da Bíblia no Brasil é o tema do painel que acontece no dia 21 de junho, às 18 horas, na 8ª edição do Fórum de Ciências Bíblicas. Sob a coordenação de Erní Seibert, secretário de Comunicação e Ação Social da SBB, serão apresentados os programas e projetos que visam desenvolver a obra bíblica no País. Durante o painel, serão mostrados, em primeira mão, quatro obras acadêmicas e o primeiro título da série Aventuras da Bíblia em Libras. Confira, a seguir, as publicações e seus autores.
 –   Antigo Testamento Interlinear Hebraico-Português – Volume 1 – Pentateuco: Edição interlinear do Antigo Testamento que apresenta uma tradução literal do texto original para o português. A publicação procura traduzir, literalmente, cada palavra e cada expressão do texto hebraico para o português, seguindo seu sentido original.
Edson de Faria Francisco: Linguista e professor do Departamento de Bíblia da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), é doutor na área de Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas, além de autor do Manual da Biblia Hebraica: Introdução ao Texto Massorético – Guia Introdutório para a Biblia Hebraica Stuttgartensia.
 –   Origem e Transmissão do Texto do Novo Testamento: Tendo como base o livro Crítica Textual do Novo Testamento (1993), a presente obra recebeu de seu autor, Wilson Paroschi, uma releitura completa, tornando este quase que um livro inteiramente novo. A obra apresenta um estudo investigativo abrangente, atual e bem documentado da história textual do Novo Testamento. Denominada crítica textual, essa investigação trata do estudo do texto neotestamentário com o propósito de assegurar que as palavras lidas hoje correspondam da forma mais plena àquelas que os apóstolos e evangelistas escreveram há tantos séculos.
Wilson Paroschi: É doutor em Teologia pela Andrews University (EUA), com especialização em Novo Testamento. Professor de Grego, Hermenêutica e Interpretação do Novo Testamento no Centro Universitário Advetista de São Paulo (Unasp), já publicou diversos livros e artigos tanto em português quanto em inglês, incluindo Crítica Textual do Novo Testamento e Incarnation and Covenant in the Prologue to the Fourth Gospel (John 1:1-18). Em 2010, realizou estudos pós-doutorais no Centro de Pesquisa para Teologia Internacional e Interdisciplinar da Universidade de Heidelberg, Alemanha.
 –   O Livro de Provérbios Analítico e Interlinear: Esta publicação oferece o texto hebraico do Livro de Provérbios com todas as suas palavras analisadas e traduzidas em posição interlinear, além de uma tradução formal e vários exercícios de fixação do conteúdo. Trata-se de um curso prático, preparado para desenvolver o conhecimento daqueles que querem se aprofundar no estudo da Palavra de Deus.
Antônio Renato Gusso: O autor é pastor, mestre e doutor em Teologia, na área de Antigo Testamento; tem pós-doutorado em Teologia, com ênfase em métodos de ensino do hebraico bíblico.
 –   A Bíblia no Brasil Império: Com riqueza de detalhes, o livro mostra que, na época do Brasil Império, a distribuição da Bíblia era um grande desafio que foi encarado, resultando numa história com final feliz, sob a bênção de Deus. Apesar das dificuldades, a Bíblia foi difundida graças à atuação de duas grandes Sociedades Bíblicas que se fizeram presentes no Brasil antes da fundação da Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948: a Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira, fundada em 1804, e a Sociedade Bíblica Americana, fundada em 1816. A obra destaca também o trabalho abnegado dos colportores ou vendedores de Bíblias de porta em porta, que prepararam o caminho para a chegada dos missionários, mostrando, mais uma vez, que Bíblia e evangelização andam juntas.
Luiz Antonio Giraldi: Membro da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, o autor atuou como diretor-executivo da Sociedade Bíblica do Brasil de 1994 a 2005, sendo o principal responsável pela idealização e implantação da Gráfica da Bíblia.
 –   Aventuras da Bíblia em Libras – Volume 1: Desenvolvida pela SBB em parceria com o Instituto de Expressão Surda, a publicação atenderá os beneficiados do programa A Bíblia para Pessoas com Deficiência Auditiva. Reunindo algumas das passagens bíblicas preferidas da garotada, é composta por DVD com a narração em Libras das histórias de Noé, Sansão, Moisés e Davi, além de livreto ilustrado com as narrativas. Primeiro de uma série de oito, esse volume levou mais de quatro anos para ser desenvolvido e contou com o envolvimento direto de 20 pessoas, entre tradutores, intérpretes, consultores e editores.
 Com exceção de Wilson Paroschi, que apresentará sua obra por meio de vídeo, os demais autores e equipe do IES estarão presentes no lançamento das obras.
 Iniciativa da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), o VIII Fórum de Ciências Bíblicas acontecerá nos dias 21 e 22 de junho, no Centro de Eventos de Barueri (SP), onde está localizado o Museu da Bíblia (MuBi).
 VIII Fórum de Ciências Bíblicas
Tema:        Bíblia e Missões
Data:           21 e 22 de junho de 2012
Horário:       das 14h30 às 21h30
Local:          Centro de Eventos de Barueri / Museu da Bíblia
Avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto
Barueri – SP
Inscrição:     R$ 30,00 (grupos com mais de dez pessoas têm 50% de desconto)
Informações:         (11) 3474-5827 ou pelo site www.sbb.org.br/forum