Rede Novo Tempo de Comunicação

legenda

Rede Novo Tempo de Comunicação

São Paulo lança Paraolimpíadas Escolares


Por marciobasso 03/08/2010 - 03h57

O Estado de São Paulo realiza nesta terça-feira, 3 de agosto, no Palácio dos Bandeirantes, o evento de lançamento das Paraolimpíadas Escolares – 2010, maior evento do gênero no país. Na ocasião, que terá as presenças do governados de São Paulo, Alberto Goldman e da secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, será assinado o termo de cooperação entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Comitê Paraolímpico Brasileiro e Prefeitura de São Paulo.
As Paraolimpíadas Escolares serão realizadas na cidade de São Paulo, no período de 6 a 11 de setembro. Muitos dos atletas e estudantes que irão participar estarão em idade de competir nas Paraolimpíadas de 2016, que será realizada no Rio de Janeiro. A competição é para atletas de 12 a 19 anos.
Está prevista a participação de aproximadamente 1.500 pessoas, entre alunos, técnicos e dirigentes de 22 Estados mais o Distrito Federal. O Estado de São Paulo contará com 129 atletas que foram selecionados pelas secretarias de Estado da Pessoa com Deficiência, da Educação e do Esporte.
A secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, afirma que “o esporte e a atividade física são parâmetros de qualidade e de manutenção da saúde para todas as pessoas. E não é diferente para as crianças com deficiência. Buscar alternativas de vida ativa, de lazer e entretenimento é parte importante do processo de aquisição de saúde e significa muito quando se fala em inclusão social”.
Neste ano, as competições serão disputadas em dez modalidades, incluindo duas novidades: tênis em cadeira de rodas e voleibol sentado, além de atletismo, futebol para cegos, futebol para paralisados cerebrais judô, goalball, bocha, tênis de mesa e tênis em cadeiras de rodas.
No ano passado, o evento foi realizado em Brasilia e contou com a participação de 860 pessoas de 19 Estados e do Distrito Federal. A delegação paulista, campeã do evento de 2009, participou com 97 atletas em seis modalidades esportivas (atletismo, bocha, futebol 7, judô, natação e tênis de mesa), com alunos de 34 municípios. Em relação às escolas, os participantes foram de 36 escolas estaduais, 7 municipais e 18 particulares.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Governo de SP