Rede Novo Tempo de Comunicação

legenda

Rede Novo Tempo de Comunicação

Risos e música podem baixar a pressão sanguínea


Por marciobasso 29/03/2011 - 03h05

Pesquisadores japoneses realizaram experimentos em que usaram música e risadas para tentar diminuir a pressão sanguínea dos participantes. 79 pessoas foram divididas aleatoriamente em três grupos: 32 foram para um grupo de música, 30 para um grupo de risada e 17 serviram de grupo controle, não participando de nenhuma atividade.
As pessoas do grupo de música cantaram, se alongaram enquanto ouviam música e foram encorajados a repetir as mesmas atitudes em casa, enquanto o grupo das risadas assistiu a um programa de comédia e praticou um tipo de ioga que mescla exercícios com o riso.
A pressão sanguínea dos participantes foi medida antes e depois das atividades. Após três meses, os resultados mostraram que no grupo de música a pressão sanguínea dos participantes diminuiu em 6mmHg, e no grupo de risadas esse número foi de 5mmHg. O grupo controle não mostrou mudanças.
Os cientistas ainda não sabem se os resultados serão duradouros, mas sugerem que apesar de precisarem pesquisar mais sobre o tema, a música e o riso podem ser uma forma de combater a pressão alta.

Fonte: WebMD Health News