Rede Novo Tempo de Comunicação

legenda

Rede Novo Tempo de Comunicação

Rio adota medidas preventivas contra o Covid-19

Governo do Rio de Janeiro lança medidas para prevenir o Covid-19 com o fechamento do comércio, vacina contra gripe e higienização em Niterói.


Por patriciamatter 23/03/2020 - 11h59


Na tarde de ontem (25), o Ministério de Saúde contabilizou 2.433 casos de coronavírus no Brasil, com 57 mortes. A região sudeste concentra mais de 60% dos casos, e apenas no Rio de Janeiro são 370 casos confirmados, e 8 pessoas mortas.
Devido ao aumento de casos registrados em todo país, a campanha de vacina contra a gripe comum começou no domingo (22) nos municípios do Rio, Niterói, Nova Iguaçu e Nova Friburgo. A expectativa da Secretaria do Estado de Saúde é que 6 milhões de pessoas sejam imunizadas, cobrindo 90% do público-alvo. Idosos e profissionais de saúde serão os primeiros a receber a dose nesta etapa.


A Prefeitura de Niterói começou, nessa segunda-feira, dia 23, a quarentena total e a desinfecção no bairro de Icaraí, que tem o maior número de casos da doença no município. A empresa que está fazendo a limpeza é a mesma que trabalhou no combate ao coronavírus na China.


Educação
A Prefeitura do Rio de Janeiro disponibilizou no dia 19 de março o aplicativo SME Carioca 2020 para que alunos da rede municipal de Educação tenham acesso aos conteúdos das aulas durante o período de isolamento social. A plataforma permite acesso através do computador ou celular. Desde o lançamento, mais de 210 mil acessos foram feitos. De acordo com a coordenadora de materiais pedagógicos no Rio, Fátima Cunha, a prefeitura e os professores também vão disponibilizar conteúdos pelas redes sociais.


300 leitos no Rio
A Secretaria do Rio de Janeiro anuncia mais de 350 leitos para atender infectados pelo coronavírus, que estarão disponíveis até a próxima semana. A pasta também informou que serão construídos hospitais modulares, semelhantes aos da China. A Barra da Tijuca é o bairro com o maior número de infectados pelo Covid19, 29 casos, por isso, a Prefeitura fará um hospital de campanha no Rio Centro, com capacidade para até 500 leitos, para atender pacientes que precisem de cuidados médicos, mas não estão com coronavírus. Desde às 14h de segunda (23) foi implementado o Disque Dúvidas (linha 160) que conta com profissionais de saúde que vão orientar a população quando é preciso procurar um hospital e quais as unidades de atendimento mais próximas.


Medidas no Estado
O governo do Estado do Rio lançou algumas medidas para ajudar a controlar a disseminação da pandemia. O comércio e as agências bancárias deverão estar fechados e apenas supermercados, farmácias e hortifrútis ficarão abertos 24h. A exceção também é válida para bares, restaurantes, pet-shops, padarias, postos de combustível e lojas de equipamentos médicos e ortopédicos. As feiras de bairro acontecerão quinzenalmente e a lista por data você confere aqui:

De 24 a 30 de março

Andaraí, Bangu, Bento Ribeiro, Braz de Pina, Cachambi, Caju, Campinho, Campo dos Afonsos, Cascadura, Catumbi, Cavalcanti, Cidade Nova, Coelho Neto, Copacabana, Costa Barros, Encantado, Engenheiro Leal, Engenho de Dentro, Engenho Novo, Estácio, Grajaú, Honório Gurgel, Jardim América, Leme, Lins, Madureira, Magalhães Bastos, Maracanã, Marechal Hermes, Méier, Oswaldo Cruz, Padre Miguel, Penha, Piedade, Pilares, Quintino, Realengo, Riachuelo, Rocha, Rocha Miranda, Rocinha, Santa Cruz, Santa Teresa, São Cristóvão, Saúde, Senador Camará, Sepetiba, Vaz Lobo, Vigário Geral, Vila Isabel.

De 31 de março a 6 de abril

Barra da Tijuca, Bonsucesso, Botafogo, Catete, Campo Grande, Centro, Cidade de Deus, Del Castilho, Engenho da Rainha, Flamengo, Gardênia Azul, Gávea, Glória, Guadalupe, Humaitá, Ilha do Governador, Inhaúma, Ipanema, Irajá, Jacarepaguá, Jardim Botânico, Lagoa, Laranjeiras, Leblon, Leme, Maré, Maria da Graça, Olaria, Praça da Bandeira, Praça Seca, Ramos, Recreio, Ricardo de Albuquerque, São Conrado, Tanque, Taquara, Tijuca, Urca, Vicente de Carvalho, Vila Kosmos, Vila Valqueire, Vista Alegre.

Fabiana Lopes, do Rio de Janeiro – RJ, para o Chamada Brasil NT.