Rede Novo Tempo de Comunicação

Projeto prevê punir filhos que abandonam pais idosos


Por marciobasso 03/08/2010 - 14h53

Um projeto de lei que está na Câmara tem o objetivo de punir o filho que abandonar afetivamente os pais idosos. Eles terão de pagar indenização por danos morais.
Em um lar para idosos, as realidades dos internos são bem diferentes. Ao longo do ano, alguns recebem poucas visitas. Mas tem também filho que, mesmo morando longe, vê a mãe pelo menos uma vez por semana. “Sou mais apegado a ela. Gosto muito da minha velhinha”, diz o autônomo Lindomar de Souza.
A família dele não tinha como cuidar da mãe, que está doente e precisa de cuidados médicos. É o que acontece com a maioria dos idosos que moram na mesma unidade.
A diretora da instituição, Inês Miranda, diz que faz diferença ter os parentes por perto. “Ninguém substitui a família”, comenta ela.
A psicóloga Vicenza Costa Capone afirma que o carinho e a atenção da família amenizam e até evitam doenças. “O afeto previne a depressão. As pessoas, quando elas são próximas e veem a tristeza da outra, que o início da depressão, já começam a perceber”, disse ela.