Rede Novo Tempo de Comunicação

Programa Identidade gravou série especial no Pantanal


Por Gabriela Frontini 26/02/2024 - 15h45

Depois do sucesso da série gravada no Amazonas, o Identidade exibe agora uma série especial de episódios gravados no Pantanal sul-matogrossense. São 8 episódios feitos em Campo Grande e Miranda, retratando histórias de pescadores, de apicultores, de piloto de lancha, indígenas, de voluntários em projetos sociais e muito mais.

Um dos parceiros para achar essas histórias interessantes foi o Instituto de Pesquisa e da Diversidade Intercultural, o IPEDI, na pessoa da Denise Silva. O IPEDI desenvolve ações junto a todas as etnias, em especial a Língua Terena, na cidade de Miranda. Esse é um dos dialetos indígenas da região e ações são feitas para resgatar e fortalecer a cultura local.

Outra iniciativa do instituto é a Startup BRUACA, que promove cursos de capacitação para oferecer uma renda extra aos moradores locais, que muitas vezes vivem da pesca e ficam sem poder pescar durante todo o período da piracema. A start up ensinou a apicultura para alguns nativos e agora eles sabem extrair mel das abelhas pantaneiras. O Identidade também gravou uma oficina de saboaria, ou seja, curso de sabonetes artesanais que as indígenas da aldeia Cachoeirinha tiveram com uma profissional da área que se voluntariou no projeto. 

A equipe do Identidade também esteve no Instituto Arara Azul para saber as ações de preservação ambiental, em especial das araras azuis, típicas da região. Além de conhecer mais sobre um trabalho filantrópico do Hospital Adventista do Pênfigo, que trata das pessoas doentes de fogo selvagem. Outra iniciativa social do hospital é o projeto Doutores de Esperança, com palhaçaria para alegrar as pessoas internadas no hospital.

Para Aline Oliveira, produtora do programa, o maior desafio nesta gravação foi o clima muito quente. “O calor foi o mais difícil pra gente. Estamos acostumados com o tempo mais ameno e chegando lá, a temperatura estava na casa dos 40 graus. Tivemos que tomar todos os cuidados para nos mantermos bem. Bebendo muita água, usando protetor solar, ficando na sombra quando dava. Mesmo assim, a experiência de contar a história do povo pantaneiro fez valer a pena”, conta a produtora.

Já Emilly Martins, também produtora, diz que o que mais a marcou foi a natureza que Deus criou. Ela diz: “Sempre acompanhei imagens e histórias através das redes sociais e da televisão, mas a região pantaneira é ainda mais bonita pessoalmente. Quando via os animais bem pertinho, as flores diferente e cada cenário natural, só conseguia pensar em como Deus é perfeito e foi Ele quem criou tudo isso”.

A série Identidade especial Pantanal começa a ser exibida dia 05 de março de 2024, sempre às terças e quintas às 22h30, até o fim do mês.