Rede Novo Tempo de Comunicação

legenda

Rede Novo Tempo de Comunicação

Presidente afegão chora ao falar de violência


Por marciobasso 28/09/2010 - 12h29

O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, chorou em público nesta terça-feira durante um discurso na capital Cabul ao falar sobre a situação da violência no país e a necessidade de se atingir a paz “com mais rapidez”.
O líder mostrou preocupação com o fato de que uma “geração inteira” possa deixar o país e perder a identidade afegã. Karzai fez o discurso para professores, funcionários do ministério da Educação e de alguns embaixadores para promover a educação no país, que tem um índice de analfabetismo de 80%.
O discurso emocionado do presidente afegão chega no mesmo dia em que um homem-bomba em uma moto matou o vice-governador da Província afegã de Ghazni, Mohammad Kazim Allahyar, e outras cinco pessoas, e em meio ao ano mais violento desde a invasão americana em 2001, com morte de militares e civis atingindo níveis recordes.
Em meio ao crescimento do grupo islâmico radical Taleban, 21 pessoas morrem por semana, em uma média divulgada pela ONU (Organização das Nações Unidas) — no início do ano, este número chegava a sete.
Fonte: Folha de S.Paulo