Rede Novo Tempo de Comunicação

legenda

Rede Novo Tempo de Comunicação

PM faz operação para sufocar tráfico na Cracolândia


Por marciobasso 03/01/2012 - 04h59

O coração da Cracolândia, próximo à rua Helvétia, no Centro de São Paulo, foi cercado. Eram 9 horas da manhã de hoje (03) quando 100 policiais militares da 2ª Companhia do 13º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) isolaram a área degradada, onde centenas de dependentes químicos costumam se reunir para consumir crack. O objetivo declarado da operação, segundo o coronel Pedro Borges, comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitano 1 (CPA/M-1), responsável pelo Centro da capital, é sufocar o tráfico de drogas na região.
“Em primeiro lugar, vamos impedir que a droga chegue”, explicou o coronel Pedro Borges. A segunda meta da operação policial é restabelecer a ordem urbana: eram tantos consumidores de drogas nas ruas que muitas pessoas tinham medo de passar pelo local.
Em seguida, os policiais pretendem criar um ambiente seguro para que assistentes sociais e médicos da Prefeitura de São Paulo possam oferecer assistência social e de saúde integral aos dependentes.
Depois que a área foi cercada, a maior parte dos dependentes de drogas foi levada para a praça em frente à Estação Nove de Julho. Alguns, contudo, mostrando irritação pela ausência da droga, jogaram pedras em veículos da imprensa e correram para outras áreas do Centro. Um rastro de crack e cachimbos improvisados para o consumo da droga foi deixado no local.
Desde cedo, quatro caminhões cata-bagulho estavam estacionados nas imediações da Cracolândia para recolher objetos e pertences eventualmente abandonados. Dois caminhões-pipa iniciaram a limpeza das ruas.
A operação é uma nova fase da Ação Integrada Centro Legal, iniciada há um ano e meio por 20 órgãos e secretarias estaduais e municipais para oferecer tratamento médico e assistência social aos dependentes. Muitos aceitaram o tratamento e se internaram para desintoxicação. A maioria, entretanto, permanece nas ruas e não consegue se livrar do vício.
Balanço parcial
Até o final da manhã, os policiais fizeram dois flagrantes de tráfico de drogas, prenderam uma foragida da Justiça e apreenderam duas armas de brinquedo, dez carcaças de moto e um radiocomunicador.
Fonte: Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo

Usuários de drogas dominam região da Cracolândia (Foto: Tiago Queiroz/AE)