Rede Novo Tempo de Comunicação

legenda

Rede Novo Tempo de Comunicação

Plástico fossilizado ilustra peça de mídia


Por marciobasso 21/07/2010 - 12h01

Uma sacola fossilizada numa rocha ilustra a peça de mídia impressa feita pela Y&R de Paris para a Surfrider Foundation. O texto faz uma alusão ao legado que a humanidade está deixando ao poluir os oceanos.
De acordo com a publicação Planeta Sustentável, as sacolas de plástico demoram pelo menos 300 anos para sumir no meio ambiente. Em todo o mundo são produzidos 500 bilhões de unidades a cada ano, o equivalente a 1,4 bilhão por dia ou a 1 milhão por minuto.
No Brasil, 1 bilhão de sacolas são distribuídas nos supermercados mensalmente – o que dá 66 sacolas por brasileiro ao mês. No total, são 210 mil toneladas de plástico filme, a matéria-prima das sacolas, ou 10% de todo o detrito do país.
No ano passado, o Ministério do Meio Ambiente lançou a campanha Saco é um saco para convencer a população a adotar outras alternativas como as ecobags ou embalagens recicladas de papel ou papelão.
Em São Francisco, as sacolas de plástico foram banidas. Somente as feitas de produtos derivados do milho ou de papel reciclado podem ser usadas. Outra solução é a cobrança de uma taxa por sacola, como acontece na Irlanda desde 2002.
O dinheiro é revertido em projetos ambientais..
Fonte: IG