Rede Novo Tempo de Comunicação

legenda

Rede Novo Tempo de Comunicação

Número de civis mortos cresce 31% no Afeganistão


Por marciobasso 10/08/2010 - 10h43

O número de civis mortos ou feridos no Afeganistão cresceu 31% nos seis primeiros meses de 2010 em relação ao mesmo período do ano passado, segundo um relatório divulgado nesta terça-feira pela ONU.
Apesar disso, houve uma queda no número de mortos ou feridos por conta de ações das forças militares lideradas pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Segundo o relatório, 1.271 civis foram mortos (21% a mais que no ano passado) e 1.997 ficaram feridos entre janeiro e junho.
O levantamento indicou ainda que membros do Talebã e de outros grupos insurgentes foram responsáveis por 76% dos mortos ou feridos, enquanto nos primeiros seis meses do ano passado essa proporção foi de 53%.
De acordo com a ONU, o número de crianças mortas ou feridas cresceu 55% no período analisado, com 176 crianças mortas e 389 feridas. A maioria das mortes e ferimentos teria sido provocada por ataques de insurgentes e bombas deixadas em ruas e estradas.
Segundo o relatório, 386 dos civis mortos e feridos nos primeiros seis meses do ano, ou 12% do total, foram responsabilidade das forças americanas, da Otan ou do governo afegão.
Fonte: BBC Brasil