Rede Novo Tempo de Comunicação

legenda

Rede Novo Tempo de Comunicação

Novo tratamento de asma chegará ao Brasil em 2011


Por Gabriela Frontini Ruela 10/11/2010 - 11h58

Surge um novo estudo sobre uma nova cirurgia para tratar sintomas graves de asma. Chamada de termoplastia brônquica, a técnica é feita com um tubo flexível introduzido pelo nariz ou pela boca, que leva até os brônquios um dispositivo gerador de calor.

O aquecimento faz a musculatura lisa dos brônquios perder o volume e a força de contração. Marina Lima, diretora científica da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, explica que “a função desse músculo é fechar o brônquio para não deixar agentes externos entrarem nas vias aéreas. No asmático, qualquer estímulo leva a uma resposta exagerada, fechando demais o brônquios a ponto de o ar não entrar”.
O novo tratamento mantém o brônquio mais dilatado mesmo quando há estímulos para crises. Está sendo considerado uma solução para pacientes com asma severa ou que não respondem aos medicamentos usais (corticóides inaláveis ou orais).
Além dele, os testes clínicos no Brasil e em vários países como EUA, Canadá, Reino Unido e Austrália mostraram bons resultados: mais de 80% de redução nas internações e uso de medicamentos. Isso levou à aprovação do tratamento pelo FDA, órgão regulador de medicamentos norte-americano. No Brasil, o aparelho para a termoplastia brônquica ainda precisa ser aprovado pela Anvisa, o que deve ocorrer em 2011.
(fonte: Folha online)