Rede Novo Tempo de Comunicação

legenda

Rede Novo Tempo de Comunicação

Netanyahu legitimiza ataque à frota humanitária


Por marciobasso 09/08/2010 - 03h47

O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, declarou hoje que Israel agiu “de acordo com as leis internacionais” no ataque à frota de ajuda humanitária à Faixa de Gaza.
A declaração foi feita durante inquérito que investiga o ataque, em que nove ativistas turcos foram mortos. Israel afirma que o inquérito será uma “investigação cuidadosa” dos eventos ocorridos em maio passado, quando a frota tentava furar o bloqueio israelense ao território.
O ataque gerou uma crise diplomática entre Israel e Turquia, além de protestos em vários países. Na ocasião, autoridades israelenses alegaram que os ativistas estavam determinados a atacar os solcados que participavam da ação militar. Autoridades turcas descreveram a ação como “terrorismo de Estado”.
A comissão de inquérito foi criada em meio a intensa pressão internacional para que fosse investigado o caso. O governo de Israel aliviou o bloqueio à Faixa de Gaza em meio a fortes críticas de países aliados, permitindo a entrada de mais alimentos e outros produtos.
Fonte: BBC Brasil