Rede Novo Tempo de Comunicação

legenda

Rede Novo Tempo de Comunicação

Museu de arqueologia ganha novos artefatos históricos


Por marciobasso 15/03/2012 - 11h53

O maior museu de arqueologia bíblica da América do Sul, localizado no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, recebeu doação de novos artefatos históricos. O material, doado pelo empresário Milton Afonso, será mostrado em exposição com lançamento no sábado, 17, às 16h30, na igreja do Unasp.
O professor de arqueologia bíblica, Rodrigo Silva, salienta que nessa nova doação, artefatos de suma importância foram agregados ao museu. “Temos nessa nova doação mais de 1,6 mil moedas antigas, entre elas, brasileiras, do oriente médio, romanas e moedas gregas. Nós temos praticamente todas as moedas mencionadas ou relacionadas à história da bíblia. Temos moedas de todos os imperadores”, destaca Silva.
Com as doações, o museu tem as primeiras moedas evidenciadas no mundo, que foram cunhadas na Lídia, por volta do século 7 a.C.  Entre os acervos, encontram-se braceletes de bronze que eram feitos por europeus e utilizados para troca de escravos africanos na época da escravatura, moedas exóticas, pedra de funda (usadas por romanos em guerras), manuscritos bíblicos medievais do século 12, uma bíblia de 1618 com assinatura da família Panfili, durante o papado de Inocêncio 10, entre outros materiais históricos.
O Museu de Arqueologia Bíblica Paulo Bork está situado no prédio de Comunicação do Unasp. Bork, que deu nome ao museu, é um arqueólogo brasileiro que hoje vive nos Estados Unidos.
A exposição, que acontecerá às 16h30 de sábado, 17, na Igreja Unasp, contará com a presença de arqueólogos e autoridades locais.
A igreja do Unasp é uma das maiores igrejas adventistas do mundo e se localiza na Estrada Municipal Pastor Walter Boger, km 3,4, no bairro Lagoa Bonita, próximo ao Cevisa, na cidade de Engenheiro Coelho – SP.
Da Assessoria