Rede Novo Tempo de Comunicação

Mortes por Alzheimer aumentam em seis vezes na última década, diz estudo

Mortes por Alzheimer aumentam em seis vezes na última década, diz estudo


Por marciobasso 24/09/2010 - 11h03

O número de mortes provocadas pela doença de Alzheimer cresceu quase seis vezes na última década no Brasil, segundo estudo divulgado nesta semana pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN). O relatório revela que, no período entre os anos de 1999 e 2008, o número de vítimas no país saltou de 1.343 para 7.882, representando um crescimento de 486%.
De acordo com os especialistas, os maiores obstáculos para conter o avanço da doença são a falta de diagnóstico correto e precoce, além do acesso ao tratamento, que é oferecido gratuitamente pelo SUS. A neurologista Márcia Chaves, da ABN, destaca que os brasileiros levam aproximadamente três anos para conseguir o diagnóstico correto da doença. E essa demora ocorre porque alguns sintomas, como a perda da memória e dificuldades de raciocínio são mais associados à velhice do que à doença degenerativa.
Em documento da Alzheimer’s Disease International, o especialista Marc Wortmann demonstra uma preocupação muito grande com o crescimento dos novos casos da doença em todo o mundo. “A escalada desta crise pede ação global. A história mostra que grandes doenças podem ser administráveis – e até evitáveis – com consciência global suficiente e vontade política para fazer investimentos substanciais em pesquisa e opções de cuidado”, ressaltou.
Fonte: Blog Boa Saúde