Rede Novo Tempo de Comunicação

legenda

Rede Novo Tempo de Comunicação

Milhares vão às ruas em greve no Reino Unido


Por marciobasso 30/06/2011 - 03h10

Os cerca de 600 mil funcionários do setor público britânico estão mobilizados para uma greve que ameaça deixar fechadas milhares de escolas e os aeroportos do país.

Ativistas montam um piquete em frente à sede da New Scotland Yard, em Londres, em greve do setor público - Andy Rain/Efe


As milhares de pessoas saíram às ruas em Londres e em outras cidades para pressionar o governo a rever o plano de realizar reformas no sistema das aposentadorias do setor público.
Funcionários dos aeroportos afirmaram que havia filas longas na imigração devido a falta de agentes de imigração.
Os sindicatos esperam que essa greve seja o primeiro golpe no plano de austeridade do governo que planeja realizar cortes de 80 bilhões de libras do gasto público para diminuir o déficit do país.
As medidas de austeridade incluem corte de empregos públicos e benefícios, elevação da idade legal para a aposentadoria e redução do valor da aposentadoria dos funcionários públicos.
A reforma é “essencial”, devido ao envelhecimento da população e, sem ela, “o sistema de aposentadorias corre o risco de naufragar”, afirmou, nesta terça-feira, o primeiro-ministro que dá prosseguimento a seu plano de austeridade.
A greve acontece depois de várias manifestações contra as medidas de austeridade, a mais importante das quais levou 250.000 pessoas às ruas de Londres, em março passado.
Ante a indignação crescente, o governo advertiu que poderia endurecer ainda mais a legislação sobre greves.
Fonte: Agências de Notícias