Rede Novo Tempo de Comunicação

legenda

Rede Novo Tempo de Comunicação

Leonardo Gonçalves lança CD totalmente em Hebraico


Por marciobasso 30/09/2010 - 05h23

Na noite de quarta-feira, 29 de setembro, o cantor adventista Leonardo Gonçalves lançou seu 3ª CD, “Avinu Malkenu”, cuja tradução é Nosso Pai, Nosso Rei. Todas as faixas do CD são cantadas em Hebraico, em homenagem à sua descendência judaica, descoberta por ele em meados de 2003.

Leonardo e músicos - Foto: Éber Pola / AP-IASD

O evento aconteceu na Nova Semente, Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), com cerca de 300 pessoas. A música tema, mencionada acima, é a principal oração litúrgica das festas judaicas, e a obra terá 2 milhões de cópias e será distribuída pela Sony Music.

300 pessoas assistem à apresentação de Leonardo Gonçalves - Éber Pola / AP-IASD


Para Edson Nunes, pastor da IASD, esse evento abriu um diálogo inter-religioso entre cristãos e judeus. “Nós, adventistas do sétimo dia, somos conhecidos no meio cristão por sermos ‘judaizantes’, porque nós guardamos o Sábado, nós guardamos as leis de alimentação e temos que o Antigo Testamento está em pé de igualdade com o Novo Testamento”, diz o teólogo. Ele complementa dizendo: “a nossa ligação com a Comunidade Judaica são muito mais fortes do que a gente explora até hoje”.

Edson Nunes, produtor do CD - Foto: Éber Pola/AP-IASD


O objetivo do evento, que contou com convidados especiais da comunidade judaica, foi um “quebra-gelo” para que a relação entre cristãos e judeus seja intensificada.
Leonardo Gonçalves contou com a participação de Fortuna, cantora e compositora brasileira, de origem judaica com 7 CDs e 1 DVD gravados, que inclusive canta a faixa tema do CD com Leonardo.

Leonardo e Fortuna, cantora e compositora brasileira, de origem judaica - Foto: Éber Pola / AP-IASD


Para o cantor, “através da arte a gente consegue, mesmo discordando em diversos pontos, sentir muitas emoções em comum”. E completa dizendo que os adventistas sabem em que os judeus acreditam, mas muitos judeus não sabem das crenças dos adventistas. E essa foi a oportunidade de aproximá-los dos cristãos.

Foto: Éber Pola / AP-IASD


Foto: Éber Pola / AP-IASD


Escute a música tema do CD: http://www.youtube.com/watch?v=4VRSsVb2GbU
Gabriela Frontini, enviada exclusiva do portal www.cntn.com.br