Rede Novo Tempo de Comunicação

legenda

Rede Novo Tempo de Comunicação

Judeus ocupam 42% de território palestino da Cisjordânia


Por marciobasso 06/07/2010 - 11h06

Os assentamentos judaicos representam 42% do território palestino ocupado da Cisjordânia, segundo indica nesta terça-feira em documento a organização israelense de direitos humanos B’Tselem.
Um quinto (21%) das colônias judias estão erguidas sobre terras que Israel reconhece como terrenos privados palestinos, em contraposição com aquelas parcelas que o Estado judeu qualifica como “terrenos do Estado” embora, segundo a legislação internacional, toda a Cisjordânia faça parte dos territórios ocupados em 1967.
Os dados oficiais assinalam que as zonas de construção dos assentamentos cobrem cerca de 1% da Cisjordânia, mas a ONG israelense revela que seus limites jurisdicionais superam 42% da superfície do território. Israel aceitou em 2004 o plano de paz do “Mapa de Caminho”, pelo qual se comprometia a congelar a construção nos assentamentos.
No entanto, na prática e até o fim do ano passado, a população nas colônias judias cresceu 28%, de 235.263 a 301.200 residentes, sem incluir Jerusalém Oriental.
Fonte: Último Segundo