Rede Novo Tempo de Comunicação

legenda

Rede Novo Tempo de Comunicação

Projeto que distribuirá Bíblias durante a Copa é lançado hoje em São Paulo


Por marciobasso 20/04/2012 - 11h24

Hoje, 24 de abril, será lançado, em âmbito nacional, o Joga Limpo Brasil (JLB), movimento coordenado pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) com o objetivo de criar uma gigantesca mobilização de atletas, igrejas e organizações cristãs para difundir a mensagem bíblica e seus princípios durante a Copa do Mundo de 2014 e também nos Jogos Olímpicos de 2016. O evento acontecerá na capital paulista, às 19h30, no Espaço Cultural Presbiteriano de Pinheiros, e pretende apresentar as principais estratégias para que a Palavra de Deus esteja em evidência durante as competições esportivas.
 “Trata-se de um grande desafio e de uma oportunidade singular de semear a Palavra de Deus”, diz o coordenador-geral do JLB e assessor de Projetos Especiais da SBB, Eude Martins, lembrando que esse é um movimento de todos.
O movimento visa mobilizar atletas, organizações e igrejas cristãs de todo o País a atuar em suas comunidades e nas cidades onde acontecerão os eventos esportivos; apoiar o desenvolvimento de atividades de impacto em torno da Palavra de Deus; estimular a participação de jovens cristãos nas múltiplas atividades oficiais previstas para as competições, aproveitando as oportunidades de trabalho que serão criadas; e motivar os voluntários que atuarão na Copa do Mundo e Jogos Olímpicos a manter um contato diário com a Palavra de Deus.
Atletas, igrejas, denominações e organizações cristãs que aderirem ao JLB atuarão livremente, de acordo com seus projetos e objetivos definidos, sempre respeitando as características de cada organização e denominação cristã.
“A ideia é formar um Comitê de Referência do JLB. Todos os que fizerem parte deste comitê receberão o certificado ‘Eu Jogo Nesse Time’, atestando o seu compromisso em participar do movimento”, relata Martins. Além deste Comitê, o JLB tem um Comitê Gestor, formado por representantes das seguintes organizações: Sociedade Bíblica do Brasil, Atletas de Cristo, Coalizão Brasileira de Esportes, AMME Evangelizar e Renas (Rede Evangélica Nacional de Ação Social).
Caberá à SBB promover ações para divulgar o movimento e motivar os que aderirem a alcançar seus objetivos. A entidade será um polo difusor das ações dos parceiros do movimento JLB, cuja principal ferramenta será o site oficial do JLB (www.jogalimpobrasil.org.br).
As acões do JLB deverão ser promovidas durante três momentos distintos: Copa das Confederações, que acontecerá de15 a30 de junho de 2013 e servirá de laboratório para as atividades seguintes; Copa do Mundo, a ser realizada de 12 de junho a 13 de julho de 2014; e Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, que ocorrerão de5 a21 de agosto e de7 a18 setembro de 2016, respectivamente.
Inspiração
A criação do movimento foi inspirada na visão que levou o apóstolo Paulo a ir de Atenas para Corinto (Livro de Atos dos Apóstolos, Capítulo 18), uma das maiores e mais movimentadas cidades do Império Romano e sede de um dos maiores eventos esportivos periódicos, os Jogos Ístmicos. Ali, Paulo encontrou a oportunidade para anunciar o evangelho com liberdade e alcançar pessoas de todas as partes do mundo. O objetivo do movimento é inspirar as igrejas e organizações cristãs a seguir o exemplo de Paulo e aproveitar a oportunidade para disseminar a mensagem bíblica entre a população brasileira e os turistas.
O nome escolhido para o programa é alusivo à expressão inglesa “fair play” (jogo limpo), muito usada no meio esportivo para tratar da questão da ética, do cumprimento das regras e da importância do respeito entre os competidores. Assim, utilizando essa metáfora, o movimento pretende chamar a atenção para a importância de se praticar os princípios bíblicos no dia a dia, contribuindo, desta forma, para uma sociedade mais justa, pacífica e harmônica.
SBB – A Sociedade Bíblica do Brasil é uma entidade sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, assistencial, educativa e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia, um bem de valor inestimável, que deve ser disponibilizado a todas as pessoas. Além disso, por seu caráter social, desenvolve programas com o objetivo de promover o desenvolvimento espiritual, ético e social da população brasileira. Fundada em 1948, construiu sua trajetória com base na missão de “promover a difusão da Bíblia e sua mensagem como instrumento de transformação espiritual, de fortalecimento dos valores éticos e morais e de incentivo ao desenvolvimento humano, nos aspectos espiritual, educacional, cultural e social, em âmbito nacional”.
Luciana Garbelini
SBB