Israel permite importação de carros em Gaza após 3 anos de bloqueio
Por marciobasso 20/09/2010 - 12h13
O governo israelense autorizou a faixa de Gaza a importar carros pela primeira vez desde 2007, quando o movimento islâmico Hamas tomou o controle do território palestino.
Cinco carros novos e 15 usados foram importados da Coreia do Sul e da Alemanha e entraram em Gaza nesta segunda-feira por meio do ponto de controle do governo de Israel em Kerem Shalom.
O bloqueio à faixa de Gaza foi endurecido por Israel três anos atrás, mas após o do Exército israelense ataque à uma frota humanitária que levava ajuda ao território palestino, quando nove ativistas foram mortos, o governo de Israel cedeu às pressões internacionais e suavizou algumas regras do embargo.
De acordo com comerciantes locais cerca de 200 carros foram contrabandeados à faixa de Gaza através dos túneis que ligam o território ao Egito.
“A volta da importação de carros influenciará o preço dos veículos especialmente no mercado local. Os preços vai cair”, disse Ismail al Nakhala, chefe da associação de comerciantes de automóveis de Gaza.
Em geral os carros contrabandeados vendidos através dos túneis entre Gaza e o Egito são vendidos pelo dobro do preço.
O ministério dos Transportes de Gaza informou que há cerca de 65 mil carros registrados no território, o que representa um para cada 23 pessoas.