Rede Novo Tempo de Comunicação

legenda

Rede Novo Tempo de Comunicação

Internet é indicada a Nobel da Paz


Por Peka Ederson 25/04/2010 - 11h29

A internet foi indicada pela revista italiana Wired ao Nobel da Paz. Caso seja premiada, a plataforma digital receberá o maior prêmio de fraternidade entre as nações do planeta, equiparando-se a grandes nomes como Obama, Kofi Anan e até Madre Teresa de Calcultá. O periódico faz a divulgação da “candidata” ao prêmio há pelo menos um ano.
A edição italiana da publicação, que defende fortemente a candidatura da internet, quer incentivar o “diálogo, debate e consenso” por meio desta indicação, conforme informações do site TechRadar. “A internet não é mais uma rede de computadores, mas sim uma rede de pessoas”, disse o editor da revista Ricardo Luna ao site TG Daily, parafraseando Tim Berners-Lee.
A campanha conta até com um site, intitulado Internet for Peace. Nele, os internautas podem divulgar o projeto e há um espaço para os voluntários enviarem a tradução do manifesto em sua língua materna, auxiliando a divulgação do projeto. Shirin Ebadi, Nobel da Paz em 2003, o estilista Giorgio Armani, o CEO do Creative Commons Joi Ito e o vice-presidente do Paraguay, Luíz Gomez, são algumas das personalidades que defendem a indicação. No site, elas recebem o título de embaixadores do projeto.
Mesmo com o apoio de celebridades internacionais, há quem não concorde com a indicação da internet. No Twitter, alguns usuários brincaram com a notícia: “Se a internet pode concorrer ao Nobel da Paz, eu gostaria de indicar meu Mac para um Pulitzer”, ou então,  “meu iPod para o Grammy”, dizia o tweet de Tristan Carrasco. Outros questionam como a internet pode concorrer ao prêmio: “A internet está concorrendo ao Nobel da Paz mesmo que em boa parte do tempo infrinja leis, exibindo conteúdos sexuais e violando os direitos humanos”, disse Janes Keenan em um tweet.
Da Redação, com informações do Terra e IDG Now