Rede Novo Tempo de Comunicação

"Hosni Mubarak não renunciou, ele sofreu um golpe militar técnico", afirma professor da Unicamp

"Hosni Mubarak não renunciou, ele sofreu um golpe militar técnico", afirma professor da Unicamp


Por marciobasso 14/02/2011 - 16h19

O presidente egípcio, Hosni Mubarak, não renunciou ao poder, ele sofreu um golpe militar “técnico”. A declaração é do especialista em Oriente Médio Pedro Paulo Funari, da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp . A versão, inédita nos grandes veículos de comunicação, foi dada hoje durante uma entrevista realizada pelo programa Conexão NT, da Rádio Novo Tempo.
De acordo com o professor titular do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e História da Unicamp, “o exército egípcio, na verdade, foi e continua sendo a grande fonte de poder do regime”. Ele diz que “desde a revolução de 1952, todos os governantes foram militares”.
Sobre o porquê das manifestações ainda continuarem, Funari explica que os “militares não deixaram o poder, ao contrário, eles deram um golpe militar, retirando o Mubarak, devido à sua impopularidade”.

Após 18 dias de manifestações populares, militares forçam a renúncia do ditador Mubarak


Por isso, argumenta Funari, os manifestantes têm receio de que não se chegue a uma democracia. Segundo o coordenador do Centro de Estudos Avançados da Unicamp, a população egípcia está receosa de que os militares não mantenham o compromisso de transferir o poder para um governo civil. A maior evidência, ressalta Funari na entrevista ao programa Conexão NT, é a manutenção do gabinete de Hosni Mubarak. O Conexão NT vai ao ar todos os dias, das 12h05 às 13horas, através da Rádio Novo Tempo (www.novotempo.com/radio). 
Confira abaixo a entrevista completa com Pedro Paulo Funari. 
Central Novo Tempo de Notícias