Rede Novo Tempo de Comunicação

legenda

Rede Novo Tempo de Comunicação

França proíbe véu islâmico


Por marciobasso 13/07/2010 - 05h59

A Assembleia nacional francesa aprovou nesta terça-feira, em primeira leitura, por maioria esmagadora, o projeto de lei destinado a proibir o uso do véu islâmico integral em espaços públicos, apesar das reservas jurídicas e do mal-estar causado pelo texto entre os muçulmanos.
A iniciativa foi imediatamente reprovada pela Anistia Internacional. O projeto, que voltará em setembro ao Senado, obteve o apoio de 335 deputados da União para um Movimento Popular (UMP, direita, no poder), do Novo Centro e de alguns deputados de esquerda. Apenas um parlamentar votou contra.
A decisão reflete pesquisas populares. Segundo um levantamento do Pew Global Attitudes Project, citado pela CNN, 82% da população aprova a proibição do véu. Segundo a ministra da Justiça, Michèlle Alliot-Marie, que foi a encarregada de defender o projeto legislativo, o voto desta terça-feira representa um duplo sucesso: um êxito da democracia e da República.
Contudo, mesmo que aprovada pelo Senado – o que deve acontecer -, a proposta ainda passará por uma comissão de constituição que vai analisar se ela é legal ou não.
Fonte: Terra