Rede Novo Tempo de Comunicação

legenda

Rede Novo Tempo de Comunicação

Fazer Enem pode garantir certificado de conclusão do Ensino Médio


Por marciobasso 01/07/2010 - 01h11

Segundo informações do site do MEC (Ministério da Educação), quem não concluiu ou não cursou o ensino médio agora também vai poder fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para conseguir o certificado de conclusão dessa fase do ensino.  O candidato precisa apenas alcançar a pontuação mínima de 400 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento da prova e 500 na redação.
O edital publicado no Diário Oficial da União na última semana confirma que o candidato não precisa ter frequentado a escola regular nem a educação de jovens e adultos para conseguir o certificado por meio do Enem. A única exigência é ter 18 anos completos na data da primeira prova do exame.
De acordo com o MEC, as inscrições, aplicação e correção das provas serão feitas pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Já a emissão dos certificados é de responsabilidade das secretarias estaduais de educação. Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia e os centros federais de educação tecnológica também podem candidatos aprovados com base nos resultados do Enem.
Ao fazer a inscrição, o candidato deve indicar a instituição pela qual quer obter o certificado. Na ficha de inscrição há uma lista de instituições certificadoras em cooperação com o Inep.
As inscrições para o Enem 2010 vão até o dia 9 de julho pelo site do Inep (colocar como hiperlink: www.inep.gov.br). As provas serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro.
Elio Moura