Rede Novo Tempo de Comunicação

legenda

Rede Novo Tempo de Comunicação

Familiares de mineiros apresentam processo criminal


Por marciobasso 26/08/2010 - 10h58

Familiares de parte dos 33 trabalhadores presos sob a terra no norte do Chile pretendem apresentar nesta quinta-feira o primeiro processo criminal contra os donos da mina San José e o Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin).
O advogado Ramberto Valdés, que representa as famílias, afirmou à BBC que a ação pretende especificamente que os proprietários da mina e as autoridades responsáveis por sua fiscalização sejam condenados por sua suposta responsabilidade no acidente que deixou os mineiros presos a quase 700 metros de profundidade.
Segundo ele, a ação deve permitir que o pagamento de eventuais indenizações aos mineiros e suas famílias possa ser pago com o patrimônio dos indivíduos processados mesmo no caso da anunciada falência da mina San José. Os mineiros estão presos desde o dia 5 de agosto, quando o principal acesso ao túnel da mina ruiu.
Eles conseguiram se abrigar em um refúgio, com acesso limitado a água e comida. A sobrevivência dos 33 mineiros só foi descoberta mais de duas semanas após o acidente, quando uma sonda chegou ao local onde eles estavam e voltou com um bilhete dos trabalhadores. O resgate dos mineiros, que estão recebendo alimentos, oxigênio e medicamentos por canos, poderá levar vários meses.
Fonte: BBC Brasil