Rede Novo Tempo de Comunicação

legenda

Rede Novo Tempo de Comunicação

EUA deixam o Iraque


Por marciobasso 19/08/2010 - 11h51

Militares americanos anunciaram que a última brigada de combate dos Estados Unidos em atuação no Iraque deixou o país, depois de mais de sete anos após o início do conflito. A retirada acontece duas semanas antes do fim do prazo dado para a finalização das operações de combate, em 31 de agosto.
Mesmo assim, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos não confirma que a retirada da brigada marque uma antecipação no fim destas operações no Iraque. Informações dão conta de que a maior parte dos quatro mil homens que fazem parte da brigada deixou o país em um comboio de veículos blindados.
A jornada pelas estradas no deserto estaria sendo planejada há semanas pelos militares. Mesmo assim, o Pentágono continua ressaltando que o fim oficial da Operação Liberdade Iraquiana – a missão militar dos EUA no país – continua programado para o final do mês. Cerca de 56 mil soldados americanos devem continuar no Iraque até o final de 2011, para auxiliar forças iraquianas e proteger os interesses dos EUA.
Fonte: BBC Brasil