Rede Novo Tempo de Comunicação

legenda

Rede Novo Tempo de Comunicação

Começa em breve recuperação dos restos humanos do voo 447


Por marciobasso 04/04/2011 - 04h02

Os trabalhos para a recuperação dos restos humanos encontrados nos destroços do voo 447, da Air France, devem ser iniciados em cerca de um mês, segundo informações dos investigadores que trabalham nas buscas. O avião, que fazia o trajeto entre Rio e Paris, caiu na noite de 31 de maio de 2009 (pelo horário brasileiro) com 228 pessoas a bordo.
A descoberta de novos destroços da aeronave ocorreu no domingo (3). A ministra francesa dos Transportes, Nathalie Kosciusko-Morizet,disse que se trata de “uma parte importante do avião” em declarações à rádio France Inter. Ela também confirmou a presença de corpos dentro de uma grande parte da fuselagem.

Submarino robô Remus, que é usado na quarta operação de buscas pelos destroços do voo AF 447 - Divulgação/WHOI


A nova fase de buscas é a quarta realizada, e responde ao desejo dos familiares das vítimas, que consideram que achar os restos é imprescindível para conhecer as causas do acidente.
Segundo os familiares, as três operações anteriores não foram feitas com o rigor necessário e terminaram sem sucesso ao não achar as caixas-pretas.
As buscas cobrem uma área de 10 mil km2. Nesta etapa, são usados três submarinos robôs do modelo Remus –dois da fundação americana Waitt e um do instituto alemão Geomar. Com quatro metros de comprimento e pesando 800 kg, ele são capazes de chegar a 4.000 metros e têm sensores que podem detectar qualquer material da aeronave.
Fonte: EFE