Rede Novo Tempo de Comunicação

legenda

Rede Novo Tempo de Comunicação

Deslizamento mata 12 pessoas na China


Por marciobasso 03/09/2010 - 12h16

Pelo menos 12 pessoas morreram e 36 permanecem desaparecidas por um deslizamento de terra na última quarta-feira em uma localidade da província de Yunnan, sul da China, informou a agência oficial de notícias Xinhua.
O acidente, que aconteceu em uma localidade do distrito de Longyang na cidade de Baoshan Wama, deixou 71 pessoas soterradas, das quais 23 foram resgatadas pelas equipes de socorro até a noite de quinta-feira.
A localidade tem apenas 82 habitantes, de 21 famílias. Segundo as primeiras investigações, a causa do acidente foi a chuva que caiu durante dez dias no terreno acidentado. Mais de mil pessoas participaram do resgate, e mais de 120 profissionais de saúde atendem aos feridos e trabalham para limpar e desinfetar o local.
A China enfrenta a cada ano, entre junho e setembro, um período de inundações que castiga principalmente o centro e o sul do país. As chuvas de 2010 estão sendo as piores desde 1998, quando morreram 4.150 pessoas.
Até o momento, segundo os últimos dados do Ministério de Assuntos Civis da China, estes desastres naturais causaram a morte de 3.185 pessoas, o desaparecimento de mais de 1.600 e a evacuação de 15,2 milhões. O total de pessoas afetadas direta ou indiretamente é de cerca de 230 milhões.
Fonte: Terra