Rede Novo Tempo de Comunicação

Conheça os 33 mineiros resgatos em mina chilena


Por marciobasso 14/10/2010 - 12h45

Saiba mais sobre os mineiros que já foram salvos:
1- Florencio Ávalos: 31 anos, capataz, casado e pai de um filho de sete anos. Irmão de Renán, outro dos mineiros presos. Por sua condição de capataz, era o segundo na hierarquia, depois do chefe de turno. Sua habilidade em lidar com situações críticas, juventude, assim como experiência na mina, (trabalha no setor há 8 anos) fez com que ele fosse escolhido para a ser o primeiro a subir por meio da cápsula.
A escolha de Ávalos tem, além disso, um caráter simbólico: foi o primeiro “rosto” da tragédia que percorreu o mundo, quando em 22 de agosto uma câmara de vídeo chegou ao interior da mina e ele se colocou diante do aparelho.
Alfonso Ávalos, pai dos irmãos Florencio e Rénan, não escondeu sua felicidade perante a decisão.
“Fico muito feliz que meu filho seja o primeiro, é uma honra”, disse ele.
“Eles costumavam realizar os mesmos turnos, porque Florencio ensinava Renan, que estava em seus primeiros passos”, explicou à imprensa sua irmã Katherine.
2- Mario Sepúlveda: 40 anos, eletricista, casado. Foi o apresentador da maioria dos vídeos dos mineiros que foram divulgados. Após ser resgatado, ele agradeceu às autoridades pelo êxito na operação e criticou a situação das minas no Chile.
“Era o momento de fazer mudanças. Este país tem de entender que é preciso fazer mudanças”, declarou ele à emissora TVN, em alusão às condições de insegurança nas quais se desenvolve a atividade mineradora nas pequenas e médias empresas. “Não podemos ficar assim sob nenhuma circunstância”, acrescentou.
Considerado o “porta-voz” do grupo por narrar os vídeos gravados no interior da mina, Sepúlveda foi recebido pela mulher e pelos dois filhos, além dos integrantes da equipe de resgate e das autoridades, entre elas o presidente Piñera e o ministro de Minas, Laurence Golborne.
Embora alguns meios de comunicação tenham destacado seus dotes de comunicador, Sepúlveda descarta atuar em outra profissão no momento.
“Não quero que me tratem como artista nem como animador, mas como o Mario Sepúlveda minerador”, finalizou.
3- Juan Illanes: 52 anos, mineiro, casado. Veterano do conflito na fronteiro que quase gerou uma guerra entre o Chile e a Argentina, em 1978.
4- Carlos Mamani: boliviano de 23 anos, é operador de maquinário pesado, casado com a também boliviana Verónica Quispe e pai de uma filha de poucos meses. É o único do grupo que não é chileno. Ele agradeceu a oferta feita pessoalmente pelo presidente Evo Morales de retornar ao seu país, mas disse que ficará no Chile.
A resposta do minerador frustrou as expectativas do líder boliviano, que previamente tinha manifestado seu desejo de levar o mineiro e sua família de volta ao país.
No início da semana, Morales disse que pretendia estar presente quando o compatriota fosse resgatado, mas acabou chegando ao local várias horas após Mamani ser içado na cápsula Fênix 2.
Os familiares de Mamani também agradeceram ao governo do Chile pelo resgate e o sogro do minerador, Johnny Quispe, reconheceu ainda o gesto do empresário chileno Leonardo Farkas de doar 5 milhões de pesos (US$ 10.400) a cada minerador
5- Jimmy Sánchez: 19 anos, mineiro, solteiro. É o mais jovem do grupo.
6- Osman Araya: 30 anos, mineiro, casado. Trabalhava somente há quatro meses na mina.
7- José Ojeda: 46 anos, encarregado da perfuração, viúvo. Sofre de diabetes e foi quem escreveu a mensagem que anunciou ao mundo que todos estavam com vida. “Estamos bem no refúgio, os 33.”
8- Claudio Yáñez: 34 anos, operador de broca, solteiro.
9- Mario Gómez: 63 anos, motorista, casado. É o mais velho do grupo, e sua subida foi cercada de cuidados devido à sua condição de saúde, considerada mais delicada. É filho de mineiro e foi apelidado de “O Navegador”, por seu passado como mercante da Marinha. Sua mulher, Lilian Ramírez, teme que ele volte a trabalhar nas minas, mesmo depois de passar por essa experiência.
10- Alex Vega: 32 anos, mecânico de maquinaria pesada, casado. Em 22 de setembro, comemorou seu aniversário dentro da mina.
11- Jorge Galleguillos: 56 anos, mineiros, casado. Trabalhou toda sua vida na mina e sofre de hipertensão.
12- Edison Peña: 34 anos, mineiro, solteiro. Na primeira gravação, expressou seu desespero ao dizer: “Quero sair logo”.
13- Carlos Barrios: 27 anos, mineiro, solteiro. Seu pai, Antenor Barrios, disse como acho que ele estava após a primeira conversa: “Encontrei-o com forças e vontade. Uma voz forte e clara. Me emocionei.”
14- Víctor Zamora: 33 anos, mecânico automotivo, casado. Preso na mina, recebeu a confirmação de que sua mulher, Jéssica Cortez, está grávida.
15- Víctor Segovia: 48 anos, eletricista, casado. É o encarregado de registrar por escrito tudo o que acontece dentro da mina.
16- Daniel Herrera: 27 anos, motorista de caminhões, casado. Sua mãe, Alicia Campos, contou que prometeu não chorar quando conseguiu falar com ele lá embaixo. “Não cedi até que disse ‘tchau, meu filhinho'”, contou.
17- Omar Reygadas: 56 anos, eletricista, casado. Tinha acabado de começar a trabalhar na mina.
18- Esteban Rojas: 44 anos, encarregado de manutenção, casado. Ele prometeu por carta a sua mulher, Jessica Yáñez, com quem se casou no civil há 25 anos, que ao sair fariam uma cerimônia religiosa.
19. Pablo Rojas: 45 anos, carregador de explosivos, casado. Tinha menos de meio ano trabalhando na mina.
20. Dario Segovia: 48 anos, operador de broca, casado. Sua mulher, Jessica Chille, conseguiu falar com ele após 24 dias. “Ouvir sua voz foi um alívio para o meu coração”, disse ela.
21. Yonni Barrios: 50 anos, eletricista, casado. Por seus conhecimentos de enfermaria, foi encarregado de elaborar relatórios médicos de seus companheiros e de vaciná-los. Do lado de fora, ele foi disputado a tapas por duas mulheres.
22- Samuel Avalos: 43 anos, acaba de chegar à superfície. Ele é o 22º mineiro resgatado.
23- Carlos Bugueño: 27 anos, solteiro. Antes de entrar na mina, trabalhava como segurança.
24- José Henríquez: 54 anos, encarregado de perfuração, casado. Tem sido o guia espiritual dos mineiros.
25- Renán Ávalos: 29 anos, solteiro. Renán trabalhava na mina há cinco meses e é irmão do capataz Florencio Ávalos.
26- Claudio Acuña: 44 anos, operador de perfuradora, solteiro. Declarado fanático pelo popular time de futebol Colo Colo.
27- Franklin Lobos: 53 anos, motorista, solteiro. Ex-jogador de futebol, com passagem rápida pela seleção chilena.
28- Richard Villarroel: 27 anos, mecânico, solteiro.
29- Juan Aguilar: 49 anos, supervisor, casado. Sua mulher, Cristy Coronado, disse: “Para mim isso é como um sonho. Às vezes, espero acordar e encontrar minha vida de antes.”
30- Raúl Bustos: 40 anos, mecânico hidráulico, casado. Trabalhava como mecânico nos estaleiros da Marinha do Chile, em Talcahuano, um porto no sul, destruído pelo tsunami de 27 de fevereiro. Isso o obrigou a procurar trabalho na mina.
31- Pedro Cortez: 24 anos, eletricista, solteiro. Perdeu um dedo na mina há um ano.
32- Ariel Ticona: 29 anos, motorista de maquinário pesado, casado. Sua mulher, Margarita, deu à luz a sua terceira filha enquanto o marido estava preso na mina. A menina foi batizada de Esperanza.
33- Luis Urzúa: 54 anos, topógrafo e chefe de turno, casado. Ele exerceu a função de líder e foi o primeiro que falou com as autoridades.
COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS