Rede Novo Tempo de Comunicação

legenda

Rede Novo Tempo de Comunicação

Confronto entre Israel e Líbano deixa pelo menos 5 mortos


Por marciobasso 03/08/2010 - 02h48

O confronto entre os exércitos de Israel e Líbano, na fronteira entre os dois países, deixaram ao menos cinco mortos nesta terça-feira. Do lado israelense, o tenente-coronel Dov Harari, de 45 anos, que atuava como comandante do batalhão local, foi morto pelas forças armadas libanesas, segundo comunicado oficial de Israel. Do lado vizinho, pelo menos três soldados e um jornalista (todos libaneses) perderam a vida.
“Os israelenses dispararam seus foguetes perto de uma posição do Exército libanês na vila de Adaysseh, e o Exército libanês disparou de volta”, contou um oficial de segurança da área à Agência France Presse, acrescentando que duas casas ficaram danificas pelos foguetes. Segundo ele, um soldado e um civil libaneses ficaram também ficaram feridos.
Uma fonte militar israelense confirmou os confrontos e disse que houve troca de fogo entre tropas dos dosi países perto do kibutz Misgav Am, localizado do outro lado da fronteira com Adaysseh. Vários soldados israelenses também ficaram feridos, um deles com gravidade, segundo oficiais de segurança.
Conselho de Segurança
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) tem planos de realizar consultas nesta terça-feira para discutir os choques entre forças de Israel e do Líbano na tensa fronteira entre os dois países, revelou uma fonte diplomática.
O diplomata, sob a condição de anonimato, disse que o embaixador russo na ONU, Vitaly Churkin, dará mais detalhes do encontro ainda hoje. Churkin ocupa este mês a presidência rotativa do Conselho de Segurança. A expectativa é de que a reunião ocorra a portas fechadas.
Fonte: Dow Jones