Rede Novo Tempo de Comunicação

Cid Moreira, ícone do jornalismo brasileiro, falece em Petrópolis (RJ) aos 97 anos

Cid Moreira, ícone do jornalismo brasileiro, falece em Petrópolis (RJ) aos 97 anos

Ele deixou como legado diversos textos bíblicos narrados com a sua voz inconfundível e deixou um exemplo de longevidade e cuidado com a saúde


Por Gabriela Frontini 03/10/2024 - 11h56

Na manhã desta quinta-feira, 03/10/2024, tivemos a triste notícia do falecimento de Cid Moreira, um jornalista icônico com a voz mais conhecida do Brasil. Ele estava internado há 1 mês em Petrópolis, região serrana do RJ, onde morava. O que começou com uma pneumonia em casa, já estava com um quadro de insuficiência renal crônica. E, de acordo com o boletim médico do Hospital Santa Teresa, Cid Moreira faleceu às 8h de falência múltipla dos órgãos. Cid havia completado 97 anos no último domingo, 29/09.

Desde pequeno, Cid Moreira teve contato com a Bíblia Sagrada. Ainda menino, após o almoço, ele costumava ler a Palavra de Deus no quintal de casa, enquanto os pais tomavam um sol no inverno. Mas foi na década de 90, que ele gravou o livro de Salmos em áudio. E dali em diante, não parou mais. Gravou diversos projetos relacionados à Bíblia.
Começou a ter contato com a Igreja Adventista do Sétimo Dia com o então advogado que era membro da igreja, Agostinho Casarin Junior, e foi se encantando pelas doutrinas cada vez mais.

Chegou a gravar o livro Caminho a Cristo, de Ellen G. White, da Casa Publicadora Brasileira, em áudio, a pedido do Pastor Cleo Fortes. E foi depois desse episódio, que Cid Moreira passou a amar e entender a Bíblia.

Cid Moreira gravou também o Textos Bíblicos Extraordinários, com Celso Freitas e Sérgio Azevedo no ano 2000 pelo SISAC, embrião da Rede Novo Tempo de Comunicação, que vendeu cerca de 500 mil cópias. O projeto foi patrocinado, em partes, pelo Doutor Milton Afonso, patrono da Comunicação Adventista. Depois, ele também gravou a Bíblia toda em áudio, pela Collins, empresa de Sérgio Azevedo e o projeto que levou cerca de 7 anos para ser produzido, com mais de 135 horas de gravação, com produção de Sérgio Azevedo também. O produto encantou os brasileiros, que passaram a ter mais contato com a Palavra de Deus na voz de Cid Moreira. Na época do Textos Extraordinários, Cid era apresentador do Fantástico, Celso Freitas, da Globo News, e Sérgio Azevedo apresentada o Pequenas Empresas, Grandes Negócios; todos da Rede Globo. A própria Globo fez chamadas nacionais para divulgar o produto.

De acordo com o pastor Silóe Almeida, Cid Moreira foi um ícone do jornalismo brasileiro e dos textos bíblicos em áudio, pois sua voz era inconfundível. Cid era também um exemplo de longevidade, pois cuidava muito bem da saúde e faleceu aos 97 anos. Cid Moreira foi convidado para participar do Mutirão de Natal, projeto da Igreja Adventista do Sétimo Dia que começou em Botafogo, RJ, por iniciativa de Sérgio e Marli Azevedo. E de lá pra cá, a amizade entre eles só cresceu. Um frequentava a casa um do outro e, nesse último mês de internação, Siloé acompanhava Cid pelo telefone cerca de 2 vezes por dia. Inclusive, hoje estava de saída para o Rio de Janeiro para visitar o amigo no hospital, quando Fátima, esposa de Cid, o avisou do falecimento. Sérgio Azevedo, publicitário e empresário adventista, chegou a desenvolver diversos projetos com Cid, especialmente em relação à Bíblia, entre outros e também tinha amizade íntima com o ícone do jornalismo brasileiro.

Sérgio Azevedo diz: “foi gratificante trabalhar, gravar e realizar vários projetos com meu amigo Cid Moreira.
Grande incentivador da leitura da Bíblia , ajudou milhares de pessoas a conhecerem mais profundamente os ensinamentos da Palavra. Que Deus conforte a família e que o seu legado continue influenciando as pessoas a se aproximarem de Cristo”.

Cid era um homem de princípios e tinha a Palavra de Deus como sua regra de fé e prática. Sempre que ia fazer um trabalho, procurava saber se o texto que ele ia narrar estava em conformidade com a Bíblia. Caso não tivesse, ele preferia nem pegar o trabalho. E ele mesmo costumava dizer que a Bíblia em Áudio foi o “trabalho da vida dele”.

Cid Moreira participou de várias gravações da Rede Novo Tempo de Comunicação, entre elas, de uma entrevista para o jornalista Wagner Cantori, na época em que ele apresentada o programa Identidade Geral, que você pode acompanhar no vídeo abaixo.