Rede Novo Tempo de Comunicação

legenda

Rede Novo Tempo de Comunicação

Centenas morrem envenenadas na Nigéria


Por marciobasso 05/10/2010 - 02h18

Mais de 400 crianças menores de cinco anos morreram envenenadas com chumbo nos últimos seis meses no norte da Nigéria, segundo a ONU e a entidade Médicos Sem Fronteiras.
As mortes ocorreram no estado de Zamfara, segundo El Shafii Muhammad Ahmad, coordenador dos Médicos Sem Fronteiras (MSF) em uma das cidades da região.
O aumento do número de mortes também é mostrado em um relatório preliminar realizado por uma equipe de analistas da ONU no país africano, segundo Elisabeth Byrs, a porta-voz do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários das Nações Unidas (OCHA).
Na semana passada, o grupo esteve no país africano, depois que o governo pediu ajuda ao detectar que ao menos 200 crianças tinham morrido e outras 18 mil pessoas estavam contaminadas por estes minerais. Embora o número tenha se elevado para 400 mortes, Byrs esclareceu que o número de poderia ser maior, já que se baseia nas primeiras investigações da MSF – que colabora com o relatório – e considerou que muitos casos não são registrados.
Fonte: G1