Rede Novo Tempo de Comunicação

legenda

Rede Novo Tempo de Comunicação

Ceará registra 211 casos de coronavírus

O Estado é o primeiro do Nordeste com maior número de infectados e a taxa de contaminação é a terceira maior do país.


Por patriciamatter 26/03/2020 - 09h19

No Ceará, já são 211 casos de coronavírus. O número tem crescido a cada dia. O Estado é o primeiro do Nordeste com maior número de infectados e a taxa de contaminação é a terceira maior do país. A capital, Fortaleza, detém o maior número, são 196 pessoas infectadas com a pandemia. Nenhuma morte foi contabilizada no estado. As informações são da Secretaria Estadual da Saúde.

As medidas de prevenção tem sido restritivas. O governador, Camilo Santana, emitiu um decreto no dia 19 deste mês que determinou  o fechamento de estabelecimentos comerciais.  Estão funcionando apenas serviços essenciais como hospitais, farmácias, supermercados e postos de combustíveis. As aulas das escolas e universidades estão suspensas. A frota de ônibus funciona apenas com cinquenta por cento de sua capacidade, em Fortaleza. O funcionamento do metrô foi interrompido na capital e nas cidades de Sobral e Juazeiro do Norte. Passageiros que chegam ao aeroporto de Fortaleza estão passando por inspeção.

O governo anunciou ainda a criação de 150  novos leitos em três unidades de saúde pública de Fortaleza e a compra de trezentos e cinquenta mil testes rápidos para detecção do Covid-19. O prazo  é de até a próxima terça-feira (31) para que as coletas via gota de sangue sejam ser ofertadas. Os resultados para a doença saem entre cinco a dez minutos.

Para aliviar os impactos na economia, não será cobrado, por 90 dias, o pagamento das contas de água para famílias de baixa renda. Um canal de teleatendimento de saúde chamado TeleSaúde está disponível com 150 canais para dar orientações ao o povo cearense.

O cenário é de ruas vazias, silêncio e isolamento social.

Cida Souza , de Fortaleza- CE, para o Chamada Brasil NT.