Rede Novo Tempo de Comunicação

Veja as ações que a Prefeitura de Cachoeira do Sul pretende adotar esta semana contra o coronavírus

Secretaria da Saúde atribui crescimento de casos às aglomerações do dia das mães e de páscoa e à falsa sensação de segurança quanto ao vírus

Jornal NT Sul


Por Daniel Nunes 23/05/2021 - 20h22
Foto: Divulgação / Prefeitura de Cachoeira do Sul

Na semana que passou houve um aumento súbito dos casos de COVID 19 em Cachoeira do Sul. Isto aconteceu por uma série de acontecimentos, conforme a Prefeitura, como o reflexo dos feriados do início do mês (01º de maio, Dias das Mães e ainda a Páscoa), a flexibilização dos protocolos pela população, devido a sensação de falsa segurança, e até a possibilidade da presença de uma variante mais agressiva em nosso meio.

Diante disto a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Saúde irão colocar em prática várias ações para contra-atacar este avanço do vírus. Veja abaixo algumas atividades que devem ser feitas:

FISCALIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO

A Secretaria de Obras, a partir desta semana, passa a centralizar a fiscalização contra a doença na Cidade. Fará isto através de seu setor de Posturas. Haverá mais fiscais durante a noite e o dia, dispersando aglomerações e cobrando o uso correto da máscara. A Secretaria Municipal da Saúde deverá instalar pontos de conscientização nas principais vias comerciais explicando à população o que não pode ser feito, distribuindo máscaras e álcool gel.

NOVO CENTRO DE TRIAGEM

A Secretaria Municipal de Saúde irá anunciar um novo local para servir como centro de triagem alternativo. Isto para desafogar a UPA que recebe centenas de pacientes todos os dias. O novo centro atenderá sintomas leves, que são a grande maioria dos casos. A ideia é que o local fique próximo a UPA para facilitar o deslocamento das pessoas entre um local e outro em caso de necessidade.

MONITORAMENTO MAIS ABRANGENTE

A partir de segunda-feira começa a funcionar o novo monitoramento do COVID 19 através de telefone e Whatsapp. Serão colocados à disposição da população dois telefones fixos, dois telefones celulares, e quatro linhas de Whatsapp para mensagens. Com isto, a SMS espera prestar esclarecimentos de forma mais rápida tanto para pacientes em isolamento, quanto para pessoas com dúvidas sobre a doença que precisam ser respondidas.

MAIS VACINAS

Chega nesta segunda a primeira remessa na nova Vacina Pfizer. Com ela a SMS pretende avançar na lista do Plano Nacional de Imunizações. Cachoeira é a cidade que mais vacina no Estado, entre os municípios com mais de cinquenta mil habitantes. Não pretendemos perder esta posição.

TESTAGEM CONTINUA

Embora tenha sido finalizado o programa de testagem em massa da população, ainda será possível fazer testes rápidos da doença  nos postos de saúde. Será utilizado outro lote de quase quatro mil testes que possuem validade até novembro. As testagens ainda podem ser solicitadas por empresas e outras organizações como foram no período da testagem em massa. Estão sendo adquiridos ainda novos lotes de testes de antígeno e RT-PCR para aplicação onde for necessário. Cada habitante com covid-19,  identificado e isolado, impede o contágio de em média outras dez pessoas.

DECRETOS NECESSÁRIOS

A Procuradoria do Município está permanentemente fazendo a análise da situação em Cachoeira e está preparada para elaborar decretos de contenção para a área que for necessário. O objetivo será diminuir as aglomerações e evitar o contágio exacerbado do vírus.

COLABORAÇÃO IMPORTANTE

Foi aberto canal direto com a Secretaria Estadual de Saúde, onde está sendo informado a situação da cidade. Também está sendo solicitado auxílio para internações em outros hospitais, caso necessário. O Estado se encarregou em analisar as cepas da doença em Cachoeira, para identificar novas variações, e instruir o município de como proceder caso isto aconteça.

CONSCIENTIZAÇÃO É O PRINCIPAL

Para o Secretário Municipal da Saúde, Marcelo Figueiró: “Várias ações conjuntas estão sendo tomadas para conter a crescente do COVID 19, mas nenhuma é tão importante quanto a população seguir os protocolos de segurança. Evitar aglomerações, ficar em casa o máximo possível, manter o distanciamento, utilizar máscaras e álcool gel ainda são a melhor forma de combater a doença.

As vacinas são importantes, mas os grupos não vacinados ainda são extremamente suscetíveis ao vírus. Apenas com a conscientização da população conseguiremos vencer esta batalha e expulsar o Coronavírus de Cachoeira do Sul”, conclui Figueiró.

Últimos posts

Ver mais