Rede Novo Tempo de Comunicação

Nelson Teich deixa Ministério da Saúde com menos de um mês no cargo

Em nota, pasta informou que ele pediu demissão em função de discordância com o presidente sobre temas como uso da cloroquina e medidas de isolamento.

Jornal NT Sul


Por Telma Thomaz 15/05/2020 - 10h35

O ministro da Saúde, Nelson Teich, deixou o cargo hoje, antes de completar um mês à frente da pasta. Em nota, a pasta informou que ele pediu demissão. Teich tomou posse em 17 de abril. Essa é a segunda saída de um ministro da Saúde em meio à pandemia do coronavírus. Teich havia substituído Luiz Henrique Mandetta. Assim como Mandetta, Teich também apresentou discordâncias com o presidente Jair Bolsonaro sobre as medidas para combate ao coronavírus.

Teich é o 2º comandante do ministério a deixar a função durante a pandemia do coronavírus. O ministro anterior foi demitido em 16 de abril. Nelson Teich assumiu a cadeira da Saúde em 17 de abril –estava para completar 1 mês.

Teich esteve no Palácio do Planalto para conversar com Jair Bolsonaro às 11h. A relação dos 2 vinha se degenerando porque o presidente defende abertamente o uso do remédio cloroquina como tratamento para a covid-19. Nem a OMS (Organização Mundial da Saúde) nem o Ministério da Saúde reconhecem algum fármaco ou vacina como cura para a doença. Bolsonaro queria que o ministro recomendasse o medicamento. Ele resistia.

Em sua tradicional live desta 5ª feira (14.mai.2020), o presidente da República falou de sua expectativa sobre o ministro da Saúde: “Acho que amanhã o Nelson Teich dá uma resposta pra gente. Acho que vai ser pela mudança do protocolo para que se possa aplicar [cloroquina] a partir dos primeiros sintomas”.

 

Teich reclamava também de não ter sido ouvido sobre o decreto do
presidente que liberava a reabertura de academias, salões de beleza e
barbearias. Na 2ª feira (11.mai), Teich foi surpreendido com a
pergunta de 1 repórter a respeito da medida. Não sabia do que se tratava.