Rede Novo Tempo de Comunicação

Domingo para arrumar os estragos da chuva em Cachoeira do Sul

Defesa Civil acionou diversas equipes e atua em ações emergenciais em decorrência do temporal que atingiu o Município. Veja fotos.

Jornal NT Sul


Por Daniel Nunes 31/01/2021 - 15h46
Foto: Divulgação / Prefeitura de Cachoeira

A Defesa Civil de Cachoeira do Sul acionou diversas equipes e atua desde a noite de sábado em ações emergenciais em decorrência do temporal que atingiu o Município. Todas as secretarias estão em alerta e atendendo os chamados conforme as necessidades dos serviços em conjunto com os órgãos de segurança, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e neste domingo pela manhã o 3° Batalhão de Engenharia de Combate foi acionado para apoiar com um guindaste para remoção de uma árvore que caiu sobre uma residência e com risco de cair sobre a rede de energia elétrica.

A chuva que iniciou na noite de sábado com fortes ventos e descargas elétricas causou danos no perímetro urbano e rural de Cachoeira do Sul. Informações iniciais registraram 35 mm na localidade de Piquiri, interior de Cachoeira do Sul e 51 mm no perímetro urbano, junto a Ponte do Fandango.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Cachoeira do Sul

O vento derrubou árvores, interrompendo o trânsito em rodovias Estaduais, na Estrada da Ferreira e Federal, na BR 153, próximo ao Rincão dos Kiefer, onde foi registrado um acidente de trânsito. Um veículo, ao desviar da árvore caída, perdeu o controle, saiu da estrada e capotou. A motorista foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e conduzida ao HCB pela SAMU. A Brigada Militar sinalizou o local para que o Corpo de Bombeiros fizesse a desobstrução da via.

Equipes da Prefeitura desobstruíram vias com árvores caídas no Bairro Tupinambá e Barcelos no perímetro urbano e na Estrada da Porteira Sete no interior do Município. Foram registradas inundações atingindo residências nos Bairros Otaviano, Quinta da Boa Vista e Cristo Rei. No interior do Município as equipes da Defesa Civil e Secretaria de Interior foram acionadas para auxiliar moradores do Piquiri e Posto Schell. Neste local a água invadiu os terrenos, mas não chegou a entrar nas residências. Por isso, não foi necessária a remoção de moradores.

Zoo fechado

Neste domingo o trabalho teve continuidade. Uma árvore de grande porte caiu sobre uma residência com risco de atingir a rede elétrica. O 3° Batalhão de Engenharia de Combate está apoiando a remoção com um guindaste para evitar a queda sobre a rede elétrica. A RGE fez o desligamento da rede para realização da operação.

Por segurança e redução do trânsito de veículos e pedestres a Rua Silvio Scopel, que dá acesso ao Zoológico Municipal está fechada e a visitação ao Zoológico foi suspensa. Também será feita a remoção de uma árvore que caiu na via no Bairro Fátima.

Defesa Civil pede atenção da comunidade

A Defesa Civil pede atenção redobrada a comunidade, pois há árvores caídas que podem estar em contato com a rede elétrica. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Edson das Neves Júnior, o vendaval age sobre as árvores, forçando a copa e o tronco. Como o solo está úmido, isto pode ocasionar a queda de árvores mesmo após o fim das chuvas e ventos.

Cachoeira do Sul é um município monitorado em decorrência da recorrência de eventos adversos e recebeu alerta para temporais da Sala de Situação SEMA/RS e para o Risco Moderado para inundação do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, CEMADEN. O nível do Rio Jacuí está abaixo do normal registrando na manhã deste domingo 17,44 m a montante e 15,63 m a jusante, sendo que o nível médio é 18m, porém subiu 1,4 4 m entre o dia 26 e 31 de Janeiro quando foi registrado um acumulado de 98 mm de chuva.

Veja mais imagens da chuva em Cachoeira do Sul

*Informações: Prefeitura de Cachoeira do Sul

Texto: Patrícia Miranda