Rede Novo Tempo de Comunicação

Casal cultiva verduras e clientes podem colher direto da horta

Eles começaram a plantar apenas para consumo próprio, mas a horta virou um bom negócio.

Jornal NT Sul


Por Thays Silva 09/06/2021 - 15h27

Hortaliças viçosas e abundantes, de encher os olhos e provocar água na boca de quem aprecia o consumo. As fotos nas redes sociais atraem muitas pessoas. E quem visita a propriedade e adquire, não resiste, replica as publicações, elogia e chama atenção de novos clientes, que apreciam e valorizam o consumo de produtos naturais produzidos com cuidado e satisfação.

Os canteiros são resultado do trabalho e paixão do casal Fábio e Solange. Ela é professora, ele biólogo. O cultivo da terra é feito em feriados e finais de semana. Durante a semana o atendimento aos clientes é por encomenda e entrega no final do dia.

O Fábio conta que a intenção era produzir para consumo próprio, mas desde que começou a compartilhar os resultados dos plantios nas redes sociais, amigos próximos e os amigos desses amigos passaram a comprar e consumir a produção também.

Os canteiros ocupam cerca de 1/2 hectare de um total de 12. Mais do que satisfação, a iniciativa rende mensalmente cerca de R$ 1.000,00 de faturamento e reforço no orçamento da casa.

Fábio conta como foi a transição do consumo próprio pra a venda das hortaliças: “A gente pensou em fazer uma horta orgânica. Usar só matéria orgânica e não usar nada de produto químico. Eu e a minha esposa sempre gostamos de plantar e faz três anos que temos a nossa horta orgânica. Teve uma proporção, a gente foi divulgando em redes sociais o crescimento, a expansão da horta e as pessoas começaram a querer adquirir o produto. E está desse tamanho hoje”.

Horta cresceu para atender o público que busca a experiência

Todo o cuidado no preparo do solo é gerado na propriedade a partir de esterco dos animais e de outros componentes e nutrientes naturais que, tratados e misturados na terra, garantem o viço da produção.

“As pessoas que consomem dizem que tem um diferencial. O gosto é diferente, o cheiro é diferente. A gente se dedica pra ter um produto de qualidade”, relata Fábio.

Além da comercialização, o local proporciona uma proposta diferente de atendimento. As pessoas podem ir até o local (mediante agendamento) e vivenciar a experiência de colher o que vai levar para casa.

A novidade tem sido, inclusive, uma boa opção para quem quer ensinar aos filhos de onde vêm as verduras.

“As mães querem trazer as crianças pra observar como é. Muitas crianças criadas em apartamento não têm noção de onde vem o produto. Só veem direto no supermercado. As mães combinam um horário no final de semana pra mostrar a horta para os filhos verem como funciona”, conta Fábio.

Últimos posts