Rede Novo Tempo de Comunicação

Atualização: Cachoeira tem resultado preliminar positivo para coronavírus, um novo caso suspeito e outro descartado

Laudo preliminar foi feito pelo Hospital de Clínicas. Exame segue agora aguardando contraprova do Lacen, laboratório de referência no Rio Grande do Sul.

Jornal NT Sul


Por Daniel Nunes 24/03/2020 - 16h19

A Secretaria Municipal da Saúde recebeu na tarde desta terça-feira o resultado realizado pelo laboratório do Hospital de Clínicas de Porto Alegre – HCPA, com laudo preliminar DETECTÁVEL PARA COVID-19/SARS-COV-2 no paciente do sexo masculino, 58 anos, que foi internado no HCB no último sábado.

O exame segue agora aguardando contraprova do Lacen, laboratório de referência no Rio Grande do Sul. O paciente foi transferido para o Hospital de Clínicas no domingo, obedecendo ao protocolo do Governo Estadual que determina a transferência dos pacientes para os hospitais de referência.

O município ainda registrou mais um caso suspeito do coronavírus, desta vez em paciente do sexo masculino e profissional da saúde, conforme critérios da Nota Informativa COE-RS/SES-RS, de 23 de março de 2020. Ele está em isolamento domiciliar, assim como o paciente do sexo masculino de 33 anos que ainda aguarda resultado.

Foi descartado pelo Lacen ainda a presença do coronavírus em uma paciente do sexo feminino de 33 anos.

Vigilância Epidemiológica

NOTA INFORMATIVA Nº 12 – 2020 – Coronavírus – COVID – 19

(24/03/2020)

      A nova doença causada pelo novo coronavírus (denominado SARS-CoV-2), é uma pandemia. O cenário é dinâmico e as recomendações são frequentemente atualizadas.

Situação em Cachoeira do Sul

Em Cachoeira do Sul, 2 casos suspeitos aguardam resultados de amostras enviadas ao Lacen-RS. Um deles trata-se de indivíduo do sexo masculino, 33 anos. O outro, também do sexo masculino e profissional da saúde, conforme critérios da Nota Informativa COE-RS/SES-RS, de 23 de março de 2020. Ambos em isolamento domiciliar. O terceiro caso, ainda sem encerramento, trata-se de indivíduo do sexo masculino, 58 anos, hospitalizado com Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG, com laudo preliminar do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, acessado pela equipe de vigilância epidemiológica hoje.

Fonte: Vigilância Epidemiológica/ Lacen-RS

*Resultado realizado pelo laboratório do Hospital de Clínicas de Porto Alegre – HCPA, com laudo preliminar DETECTÁVEL PARA COVID-19/SARS-COV-2, aguardando contraprova do laboratório de referência LACEN-RS.

As medidas preventivas mais eficazes para reduzir a capacidade de contágio do novo coronavírus são: “etiqueta respiratória”; higienização, com água e sabão ou álcool gel a 70%, frequente das mãos; distanciamento social; isolamento domiciliar dos sintomáticos respiratórios, e de todos que residam no mesmo endereço, por 14 dias; e uso dos EPIs (equipamentos de proteção individual) pelos profissionais de saúde.

                                                                       Equipe Vigilância Epidemiológica – DVS

Fonte:

* Plano de Contingência e Ação estadual do Rio Grande do Sul para Infecção Humana COVID-19, Rio Grande do Sul, Fevereiro de 2020 (Versão 8 – 16/03/2020)

* PORTARIA Nº 454, DE 20 DE MARÇO DE 2020

* Nota Informativa COE-RS/SES-RS, de 23 de março de 2020