Rede Novo Tempo de Comunicação

legenda

Rede Novo Tempo de Comunicação

Bandeirantes promove primeiro debate entre presidenciáveis


Por marciobasso 05/08/2010 - 11h11

Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), candidatos à Presidência da República, encontram-se pela primeira vez nesta quinta-feira para apresentar e debater propostas de governo no tradicional debate promovido pela TV Bandeirantes com transmissão ao vivo às 22h.
Eles estarão frente a frente para responder e fazer perguntas ao longo dos cinco blocos do debate, que terá duração prevista de duas horas.
Uma das principais novidades desta edição é que a primeira pergunta do debate será sobre o tema que mais preocupa os internautas do eBand. Ela será respondida pelos candidatos por ordem de sorteio. As perguntas podem ser feitas através do seguinte endereço: http://www.band.com.br/jornalismo/eleicoes2010/debate_temas.asp
Outra inovação do confronto entre os presidenciáveis é a ampliação do tempo destinado às respostas dos candidatos. Até o ano passado, cada um tinha um minuto para responder às perguntas de seus adversários e dos jornalistas. Agora, serão dois minutos.
Segundo Fernando Mitre, diretor nacional de jornalismo do Grupo Bandeirantes, a alteração das regras dá aos concorrentes maior possibilidade de expor suas propostas. “Esse debate oferecerá mais conteúdo ao telespectador, por isso terá um índice de utilidade maior do que nos anos anteriores”, afirma Mitre.
Formato
Na primeira etapa do debate, a pergunta terá no máximo um minuto e as respostas, dois minutos. Em seguida, candidato pergunta para candidato: as perguntas serão de 30 segundos e respostas, de dois minutos. Os candidatos terão ainda direito a réplica, de um minuto, e tréplica também com um minuto.
No segundo e no terceiro blocos, a regra é a mesma: a primeira questão será feita pela produção da Band e, depois, os candidatos fazem perguntas uns para os outros.
Os jornalistas José Paulo de Andrade e Joelmir Beting fazem questões aos candidatos no debate, que será mediado pelo âncora do Jornal da Band, Ricardo Boechat. As perguntas terão 30 segundos, e as respostas, dois minutos. Os candidatos ainda terão direito a réplicas e tréplicas de um minuto cada.
Na quarta parte, jornalistas da emissora farão questões aos participantes, indicando quem comentará a resposta. As questões terão 30 segundos; as respostas, dois minutos e os comentários, um minuto. Haverá ainda réplica de um minuto, e vale observar que todos os candidatos serão perguntados e comentarão.
No último bloco, os candidatos terão dois minutos e meio para fazer as suas considerações finais, seguindo a ordem inversa do primeiro bloco.
O debate entre os presidenciáveis será transmitido ao vivo pela Band, Rádio Bandeirantes AM, BandNews FM e pelo eBand. Em caso de segundo turno, a Band promoverá um debate entre os dois presidenciáveis que ainda estiverem na disputa no dia 10 de outubro.
Fonte: eBand