Rede Novo Tempo de Comunicação

legenda

Rede Novo Tempo de Comunicação

Bancos centrais têm novas regras


Por marciobasso 13/09/2010 - 11h34

Representantes de bancos centrais de vários países fecharam ontem em Basileia, na Suíça, um acordo sobre novas regras internacionais para o sistema bancário, com o objetivo de reduzir o risco de futuras crises.
As reformas, apelidadas de Basileia 3, ainda precisam ser oficialmente aprovadas durante uma reunião com os líderes das 20 maiores economias do planeta (G20) em novembro, e só devem entrar em vigor em 2013.
De acordo com o plano, fechado no Banco de Compensações Internacionais (BIS) – que já foi descrito como “o banco central dos bancos centrais” – as instituições financeiras de países ricos e em desenvolvimento devem triplicar o capital mais básico disponível em reservas para garantir possíveis perdas.
O presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, afirmou que as novas regras devem fazer uma contribuição “fundamental” para a estabilidade e o crescimento financeiros de longo prazo.
Fonte: BBC Brasil
Sobre o tema:
Leia o artigo “Mundo tem novas regras financeiras”, do jornalista Márcio Basso: http://novotempo.com/marciobasso/2010/08/05/mundo-tem-novas-regras-financeiras/