Rede Novo Tempo de Comunicação

Tempo de Refletir

Repouso para os cansados

Tempo de Refletir


Por Rádio NT 30/06/2020 - 04h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Salmo 25:13 “Na prosperidade repousará a sua alma, e a sua descendência herdará a terra”.

A palavra prosperidade, que o salmista usa no texto de hoje para referir-se às bênçãos de Deus, na linguagem hebraica, é Tsaleaj. Essa palavra pode ser achada umas 65 vezes no Antigo Testamento.

A primeira vez que aparece na Bíblia é quando o servo de Abraão cumpre a missão de buscar uma esposa para Isaque e alcança o seu objetivo. Ele foi próspero, afirma o relato.

Na Bíblia, a palavra Tsaleaj expressa a ideia de um empreendimento bem-sucedido porque Deus está presente. Ao narrar a história do reinado vitorioso e próspero do rei Uzias, o relato bíblico afirma: “Nos dias em que buscou ao Senhor, Deus o fez prosperar.”

No salmo de hoje, Deus promete prosperidade e repouso para as pessoas cansadas, estressadas, aflitas, que correm de um lado para outro e não acham o que procuram. Pessoas que trabalham de sol a sol, ganham até bem, mas o que conseguem não lhes serve para nada e desaparece das mãos como areia entre os dedos.

Prosperidade, no sentido bíblico, não tem que ver só com o acúmulo de dinheiro, propriedades e bens materiais. Tem que ver com satisfação, realização e paz. Tem que ver com a alegria do dever cumprido, embora a viagem ainda não tenha chegado ao fim.

A segunda parte do texto diz: “A sua descendência herdará a terra.” De que terra o salmista está falando? De uma terra melhor, de um futuro pelo qual você luta, se esforça e se sacrifica, mas que talvez só seus filhos ou netos desfrutarão.

Não importa. O caminho pode ser longo e cheio de perigos. A jornada pode ser cansativa e perigosa. Mas se você cumprir o seu dever diário, depositando a confiança em Deus, a fonte da prosperidade, a sua alma achará repouso em meio às agitações da vida. Você sabe o que está fazendo aqui. Conhece sua missão, encontrou o caminho e sua vida tem sentido.

Não limite suas expectativas a valores materiais. Observe as pessoas. Pese os sentimentos. Importe-se com as pequenas alegrias da vida e não se esqueça de que, se os seus olhos estiverem fixos em Deus, “na prosperidade repousará a sua alma, e a sua descendência herdará a terra.”

Vamos orar?

Por favor, Pai! Tu és o repouso para os cansados. Tu és o descanso para o aflito, o necessitado. Por favor, Pai, abrace esses Teus filhos, agora! Em nome de Jesus, amém!