Rede Novo Tempo de Comunicação

Quem é sua bandeira?

Tempo de Refletir


Por Rádio NT 16/08/2021 - 04h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Êxodo 17:16 – E disse: Porquanto o Senhor jurou, haverá guerra do Senhor contra Amaleque de geração em geração.

Amaleque, o cruel inimigo de Israel estava derrotado naquela famosa batalha em que Arão e Hur seguravam os braços de Moisés enquanto Josué derrotava as hostes inimigas.

Agora a luta tinha acabado e Moisés “edificou um altar e o chamou: Jeová-Nissi, que quer dizer o Senhor é o meu estandarte”. Felizes os homens que, terminada a batalha, lembram-se de dar glória a Deus e não ao simples barro humano.

Olhe para a bandeira. A bandeira é Cristo. Podemos ter a certeza de que Ele flameja em nossa vida e na vida da igreja?

Uma bandeira agitada no alto é símbolo de vitória. Quando um exército conquista território inimigo, a primeira coisa que faz é hastear sua bandeira. Estamos permitindo que o Cristo vitorioso brilhe no território de nosso coração?

Amaleque não morreu, ele é um símbolo das lutas do cristão. Não são os filhos de Deus atacados por ele de dia e de noite?

É um inimigo astuto e quando quer derrotar uma vida, ele a estuda, analisa e prepara uma tentação personalizada que a inocente vítima não consegue vencer. Mas, olhe por favor para a bandeira. Ela flameja vitoriosa. Os valentes podem cair, os inteligentes podem fracassar, os fortes podem escorregar, mas os que se agarram a Jesus, com toda certeza, serão vitoriosos. Ele já dirigiu muitas batalhas e nunca perdeu uma. Na montanha pode haver sangue, mas o sepulcro continua vazio. Ele é vitorioso.

Veja como é atrativa a nossa bandeira. Mas suas cores verde, azul, amarela e branca em todo o seu esplendor não são capazes de alcançar a beleza do vermelho-sangue da bandeira de Cristo. São multidões que a seguem. Jacó antes de morrer contemplou uma enorme multidão e exclamou: “A Ele se congregarão os povos” (Gn 49:10). Isaías exclama: “Quem são estes que voam como nuvens e como pombas a suas janelas?” (Is 60:8). E Jesus mesmo disse: “Quando for levantado, todos atrairei a Mim.” Sempre foi assim e sempre o será. Há um imã irresistível na cruz levantada. Ninguém discute, ninguém resiste, todos caem de joelhos diante do Cordeiro. Multidões enchem estádios buscando-o. Jesus é a nossa bandeira, Jeová-Nissi vai adiante de Seu povo.

Vamos orar?

Senhor, meu Deus! Ajude-me a viver o evangelho! A manter no alto a bandeira ensanguentada de Emanuel, como o fizeram os cristãos vencedores, no passado. Vá adiante de mim, por favor. Em nome de Jesus, amém!

(Texto adaptado do Pr. Bullon, 1994)