Rede Novo Tempo de Comunicação

Onde estás?

Tempo de Refletir


Por Rádio NT 25/09/2021 - 03h30
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Onde estás?

Gênesis 3:9 – E chamou o Senhor a Adão, e disse-lhe: Onde estás?

Em sua autobiografia, Farid al-Din Attar, um dos maiores poetas persas, escreveu: “Durante trinta anos andei à procura de Deus. Quando ao cabo daqueles anos, abri os olhos, percebi que era Ele quem me procurava.”

“Onde estás?” Esta foi a pergunta que Deus dirigiu a Adão após a transgressão. O Senhor sabia o lugar onde Adão estava escondido. Fez, porém, a pergunta a fim de que Adão reconhecesse a miserável e desesperadora condição em que estava.

Ao sair em busca de Adão, no Éden, se iniciava uma obra na qual o Criador desde então tem Se empenhado. Através do profeta, o Senhor falou dizendo: “Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as Minhas ovelhas; e as farei voltar de todos os lugares por onde andam espalhadas” (Ez 34:12).

Na parábola da ovelha perdida, Jesus ilustrou o Seu grande empenho em buscar e salvar o perdido. Dirigindo-Se aos fariseus e escribas, Jesus “lhes propôs esta parábola, dizendo: Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e não vai após a perdida até que venha a achá-la?” (Lc 15:3 e 4).

A ovelha, escolhendo o seu próprio caminho, desgarra-se. Desorientada, não sabe como voltar ao aprisco. Conhecendo sua desesperada situação, o bom pastor põe-se à sua procura. Não desanima, não economiza esforços e não mede o cansaço na tarefa por encontrar o animalzinho perdido. Persevera “até que venha a achá-la”.

A ovelha extraviada representa o pecador – você e eu. Como a ovelha não consegue retornar ao abrigo, assim também o homem é incapaz de retornar a Deus por si mesmo. “Não há um justo, nem um sequer”, diz a Bíblia. “Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nenhum só” (Rm 3:10-12).

Porque “não há ninguém que busque a Deus”, Ele decidiu sair em busca do homem. Tão logo os nossos primeiros pais se transviaram, Deus os buscou com ternura e amor.

Se você, por acaso, se sente distante de Deus, perdido pelos vales e abismos escuros do pecado, lembre-se desta consoladora verdade: Deus está procurando por você. Ele deseja salvar você.
Que tipo de resposta você dará a Jesus no dia de hoje?

Reflita sobre isto e ore comigo agora:

Obrigado, Senhor, porque não fomos abandonados à nossa sorte, neste Planeta. Tua graça maravilhosa sempre nos alcança! Obrigado pelo perdão e pela certeza de que, em Cristo, somos uma nova criatura: resgatada, perdoada, salva e transformada! Louvamos por tão imerecida salvação. Em nome de Jesus, amém!

(Adaptado de “Bom dia, Senhor”, CPB, p. 87)