Rede Novo Tempo de Comunicação

Tempo de Refletir

O refúgio

Tempo de Refletir


Por Rádio NT 26/04/2020 - 05h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Salmo 9:9 “O Senhor é também alto refúgio para o oprimido, refúgio nas horas de tribulação.

Você já viu um ratinho desesperado fugindo do gato? Aquele esconderijo onde o ratinho consegue ficar salvo do seu predador é a figura exata para definir o que é um refúgio. É justamente isso que será o Senhor para aqueles que nEle confiam.

Você deve ter percebido que o texto de hoje traz duas vezes a palavra refúgio. Em português não se percebe a diferença, mas no original hebraico existe uma leve variação da palavra. Na primeira vez, dá a entender que é um refúgio alto, onde ninguém pode alcançar você. Na segunda vez, a variante acrescenta a ideia de um refúgio forte que ninguém pode destruir.

Não é maravilhoso? Neste mundo em que você vive rodeado de perigos constantes, nas estradas, no trabalho, enfim, nas mais diversas circunstâncias, acusado por inimigos sem rosto que estão sempre dispostos a destruir sua vida e ferir as pessoas que você ama; nesta vida de competição onde nem sempre os mais capazes vencem, e sim os mais desleais, você não acha maravilhoso saber que o Senhor é um refúgio alto e forte aonde você pode correr exausto para encontrar segurança e consolo?

O texto de hoje fala da tribulação e dos oprimidos. Literalmente, essas expressões significam “tempos de dificuldade” e “humildes”. Deus está falando aqui de pessoas que, por serem mansas, por buscarem a paz, por quererem o bem dos outros, guardam silêncio e aceitam a dor e, em consequência, passam por tempos difíceis, esperando que Deus Se manifeste em algum momento. E Deus Se manifesta. “É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel” (Sl 121:4).

Nas horas mais dolorosas e amargas, quando o mundo parece não compreendê-lo, corra ao seu refúgio e converse com seu Pai que tudo vê e que, sim, é capaz de entender as aflições de sua alma.

Não saia hoje para as lutas e os desafios que o aguardam no caminho sem ter a certeza do companheirismo de Jesus. Não importa quão escuro pareça o horizonte ou quão escabrosa a estrada, lembre-se ao longo do dia que “o Senhor é também alto refúgio para o oprimido, refúgio nas horas de tribulação”.

Reflita sobre isso no dia de hoje e ore comigo agora:

Obrigado, Senhor, pela segurança que me dás e que é extensiva a cada um dos seres humanos, a cada um de meus ouvintes, agora. Por favor, Pai, nos ajude a segurarmos firme a Tua mão, a nos mantermos em comunhão contigo nesse dia. Em nome de Jesus, amém!